Ação integrada atende dependentes químicos no Ver-o-Peso

Todos os dias o número de moradores de rua aumenta na capital paraense e, com isso, cresce também a quantidade de usuários de drogas.

Para ajudar essas pessoas, a prefeitura de Belém promove frequentemente ações integradas para dar assistência prévia a quem precisar de algum tipo de atendimento médico de imediato e que não consegue ou não tem condições de procurar os serviços públicos da cidade.

O Programa Pacto Belém pela Vida executado pela Fundação Papa João XXIII,Funpapa, Secretaria Municipal de Saúde e Guarda Municipal de Belém, promove ações que facilitam para a população de rua o acesso aos serviços públicos que vão ajudar na superação das dificuldades clínicas e psicológicas.

Uma dessas ações está sendo realizada desde quarta-feira,25, pela equipe do Consultório na Rua, da Sesma, que até esta sexta-feira, 27, estará atendendo dependentes químicos na área do Ver-o-Peso. “Nosso trabalho é conhecer o paciente, entender em que ambiente ele está inserido, quais fatores sociais que levam ao seu adoecimento ”, disse o médico responsável pelo atendimento, Vitor Nina.

Segundo a coordenadora da ação Marta Falcolski, essa abordagem no complexo do Ver-o-Peso é a primeira em execução. Em breve, outros pontos da cidade também receberão o atendimento da equipe.

Os representantes da ação vão até às praças da cidade, mapeiam toda área, e assim prestam todo o atendimento médico que puder ser realizado no local.Além desse atendimento, os usuários que aceitam ajuda, são encaminhados aos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) onde são atendidos com mais atenção. A internação, porém, depende da gravidade do estado clínico de cada paciente.

Texto: Jacqueline Pancieri

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar