O sábado foi dia de atualizar toda a documentação para a aposentada Fátima Monteiro, de 56 anos. Ela que estava com a carteira de identidade e de trabalho com o nome de casada, aproveitou a Ação Cidadania de hoje (14), para alterar os dados e colocar, finalmente, seu nome de solteira, do jeito que queria. “Há três anos eu vinha tentando fazer essa alteração. Sempre me mandavam ir para um órgão diferente ou longe de casa, então, aproveitei o evento de hoje que acontece perto de casa, para regularizar essa situação e finalmente atualizar meu nome”, contou a aposentada.
A Ação Cidadania, que começou às 8h e terminou às 13h, ocorreu no pólo Pro Paz do Guamá, localizado na Avenida Tucunduba, em Belém. Foram oferecidos serviços como a emissão de documentos, atendimento jurídico, de saúde e vacinação, cadastro de carteiras de Passe Livre para os idosos e de meia-passagem no transporte público para estudantes, atividades recreativas, cortes de cabelo e tratamentos de estética facial.
A doméstica Michelle Melo, mãe de Vagner de 9 anos e Juan Victor, de 11, também não perdeu a oportunidade e levou os dois filhos para retirar, pela primeira vez a carteira de identidade. “Cheguei cedo para retirar o documento, achando que ia ser difícil, mas pelo contrário, fui logo atendida e meus filhos aproveitaram, ainda, para fazer alguns exames no pediatra e eu me consultei com a ginecologista”, comentou satisfeita a dona de casa.
As secretarias Estadual e Municipal de Saúde disponibilizaram atendimento pediátrico e ginecológico, além de vacinação contra tétano, hepatite B e febre amarela, além da tríplice viral e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
“Além dos atendimentos com os profissionais de saúde e jurídicos, estamos oferecendo, também hoje, palestras tanto para o adolescente quanto para a família. Assuntos relacionados aos direitos e deveres da comunidade e do poder público estão sendo explorados”, ressaltou Martha Seixas Falcoski, diretora do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM).
A expectativa é atender até mil pessoas na ação deste sábado. A próxima Ação Cidadania, está programada para ocorrer no dia 27 deste mês, durante o aniversário do mercado do Ver-o-Peso.
Bolsa Família
O atendimento da Fundação Papa João Paulo XXIII (Funpapa), foi um dos mais procurados. No local, as pessoas puderam realizar seu cadastro ou serem orientadas quanto ao programa social Bolsa Família.
Os beneficiários do programa têm até o dia 20 deste mês para revisar os dados cadastrais. Em Belém, 1.574 famílias ainda não se recadastraram no programa e estão com o benefício bloqueado. Quem não pôde ir hoje para buscar orientação sobre o programa, pode procurar um dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), situados na Região Metropolitana de Belém.
Integração
A parceria de trabalho da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado foi destacada pelo presidente do Pro Paz, Jorge Bittencourt. “Temos aqui uma ação de vários órgãos municipais e estaduais, um trabalho que nos dá a oportunidade de oferecer, de modo cada vez mais constante, oportunidades de serviços gratuitos para a comunidade”, ressaltou. “A população não precisa pagar nada pelos atendimentos, seja ele de saúde ou na hora de retirar a segunda via de uma documentação”, finalizou.
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								