Ação na Semec alerta servidores para o uso de preservativos

Com danças, música e fantasias, o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador, Nast, da Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde desta sexta-feira, 6, uma ação de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis , a partir do tema da campanha do carnaval 2015, “Curta o carnaval sem Aids. Se rolar, use camisinha”.

Durante um bate-papo, os funcionários do órgão tiveram informações sobre a Aids e a importância do uso de preservativos, principalmente no período do Carnaval, que se aproxima. A ação ocorreu no salão Pérola, da Secretaria. O evento marcou o início das atividades do núcleo para o ano de 2015.

De acordo com a coordenadora do Nast, Marlene Monteiro, a prevenção ainda é a melhor arma para combater doenças e surpresas desagradáveis. “O Carnaval está próximo e nós, enquanto uma equipe do núcleo que promove ações que possam melhorar a saúde dos nossos colaboradores, temos que informá-los sobre os riscos de um relacionamento não protegido. Queremos por meio desta ação, fazer a promoção da saúde por meio da prevenção”, afirmou.

Dados obtidos pelo Ministério da Saúde apontam a redução do número de pessoas infectadas com o vírus HIV no mundo, entretanto, o número no Brasil permanece em expansão. “A maioria das pessoas sabem o quanto é importante usar o preservativo, mas na maioria das vezes não utiliza, e em muitas das vezes, são em relações casuais, o que se torna mais um agravante”, ressaltou Mauro Filho, enfermeiro oncológico do Hospital Bettina Ferro.

Após as palestras, os funcionários comemoraram o período carnavalesco ao som de marchinhas de carnaval tocadas pela banda da Guarda Municipal de Belém. O momento foi de confraternização, alegria e brincadeiras entre os funcionários. Tudo voltado para a folia segura dos servidores.

A secretária de Educação do município, Rosinéli Salame, prestigiou o evento e afirmou que momentos como estes são importantes para a confraternização dos servidores. “Além de ser um momento de descontração, de entrega, festa e alegria, nos proporciona realmente a possibilidade de integração das equipes de forma segura e participativa. A gente precisa mesmo de momentos como este para relaxar, para ficarmos mais próximos uns dos outros”, disse.

E para finalizar, os funcionários participaram de um concurso de fantasias. Entre os personagens estavam bruxa, mulher-gato, a personagem infantil Mônica, padre e princesa. O grande vencedor do concurso foi o servido público Joel Araújo, fantasiado de padre. Para Joel, que trabalha há 14 anos no serviço público, participar de uma programação como essa é motivo de felicidade. “É muito importante unir nossa cultura e discussão de campanhas como esta, de prevenção. É válido para toda a população. Estou muito feliz por ter participado e ganhado”, afirmou.

Em segundo lugar ficou a servidora Mira Baltazar, fantasiada de bruxa. Para ela, além da participação, representar o setor de serviços gerais foi uma oportunidade muito significativa. “Foi muito legal porque representei os meus amigos, o meu setor e tenho muito orgulho disso. Foi um prazer” disse contente a funcionária.

Texto: Aline Saavedra

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar