Ação social integrada leva serviços a Icoaraci

Moradores do distrito de Icoaraci receberam, neste sábado, 22, uma ação social integrada, desenvolvida por órgãos municipais e estaduais, que ofereceu serviços de emissão de RG, Carteira de Trabalho (CTPS), Certidão de Nascimento, emissão do cartão do SUS, foto 3×4, testes de HIV, Hepatite B e C, vacinação, além do atendimento jurídico e médico nas especialidades de pediatria, ginecologia e odontologia.

Realizada na escola Municipal Professor Jorge Lopes Raposo, na Trav. Berredos, em Icoaraci, a ação foi uma iniciativa do Pro Paz municipal e Tribunal de Justiça do Estado, para assegurar a comunidade serviços básicos que garantem o exercício pleno da cidadania. Foram atendidas cerca de 600 pessoas.

Josiane Barbosa Alfaia foi uma das primeiras pessoas a ser atendida no posto de emissão da carteira de trabalho, com 34 anos de idade, ela nunca havia solicitado a emissão da carteira. “Eu estava precisando, só faltava isso para mim. Agora é continuar a busca por um emprego, já com a carteira de trabalho na mão”, enfatizou Josiane.

Um dos serviços mais procurados foi à emissão de segunda via do RG. Segundo a representante do Ama Belém, Suzana Costa, atualmente, a vida útil de um documento de identificação é, em média, cinco anos, e, ainda hoje, muitas pessoas após a perda documento não solicitam imediatamente a substituição. A ação social integrada vem justamente para viabilizar de maneira fácil e rápida a nova documentação. “A ação é importante por levar aos bairros mais humildes a possibilidade de resgatar um documento perdido com facilidade e de forma personalizada”, disse Suzana.

Participaram da ação vários órgãos municipais, entre eles a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) prestou esclarecimentos à população sobre os projetos e programas que existem no município para atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. A próxima ação integrada ocorrerá no sábado, 29, e domingo, 30, na escola Eunice Weaver, no bairro da Pratinha II.

Texto: Aline Saavedra

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar