Cerca de 3000 pessoas do bairro da Terra Firme participaram, neste sábado, 8, de uma ação social integrada promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do programa Ama Belém, e órgãos do governo do Estado, na unidade Integrada Propaz (UIPP) do bairro. A ação proporcionou à comunidade, gratuitamente, serviços como, emissão de carteiras de identidade e trabalho, orientações jurídicas e sociais, além da realização de exames de HIV, sífilis e hepatite, consultas médicas, vacinação, e explicações preventivas sobre dengue, leishmaniose e chikungunya.
Segundo a coordenadora do Programa Ama Belém, Suzana Costa, a programação da ação foi definida de acordo com as necessidades da comunidade. “Fizemos um levantamento e detectamos algumas necessidades dos moradores. Por isso, preparamos uma ação já direcionada à regularização de documentos, orientação jurídica, prevenção e promoção da saúde. Tudo de forma gratuita”, destacou a coordenadora.
A iniciativa ainda contou com o apoio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Portal do Trabalhador, Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), Defensoria Pública Estadual e Polícia Civil. Entre os serviços prestados durante a ação social estavam orientações para a inscrição no programa Bolsa Família e programas oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Moradora do bairro, Maria José Rosa da Silva, de 46 anos, aproveitou a oportunidade para se informar sobre os serviços do Bolsa Família. “Eu vim para fazer a inscrição da minha filha no bolsa família, ela tem dois filhos pequenos e não temos muitas condições, pois eles moram comigo e pagamos aluguel”, explicou.
Grande parte do público também aproveitou para usufruir de vários serviços da ação social. Brenda Belo, de 23 anos, que aprovou a iniciativa da prefeitura, emitiu a segunda via de sua carteira de identidade e ainda se consultou com o clínico geral. “Muitas vezes não temos tempo durante a semana de ir ao médico ou emitir um documento. Aqui tivemos acesso a vários serviços em um único lugar”, concluiu a jovem.
Texto: Jolse Quinto
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								