Ação Social no bairro da Terra Firme beneficia cerca de 3000 pesssoas

Cerca de 3000 pessoas do bairro da Terra Firme participaram, neste sábado, 8, de uma ação social integrada promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do programa Ama Belém, e órgãos do governo do Estado, na unidade Integrada Propaz (UIPP) do bairro. A ação proporcionou à comunidade, gratuitamente, serviços como, emissão de carteiras de identidade e trabalho, orientações jurídicas e sociais, além da realização de exames de HIV, sífilis e hepatite, consultas médicas, vacinação, e explicações preventivas sobre dengue, leishmaniose e chikungunya.

Segundo a coordenadora do Programa Ama Belém, Suzana Costa, a programação da ação foi definida de acordo com as necessidades da comunidade. “Fizemos um levantamento e detectamos algumas necessidades dos moradores. Por isso, preparamos uma ação já direcionada à regularização de documentos, orientação jurídica, prevenção e promoção da saúde. Tudo de forma gratuita”, destacou a coordenadora.

A iniciativa ainda contou com o apoio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Portal do Trabalhador, Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), Defensoria Pública Estadual e Polícia Civil. Entre os serviços prestados durante a ação social estavam orientações para a inscrição no programa Bolsa Família e programas oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Moradora do bairro, Maria José Rosa da Silva, de 46 anos, aproveitou a oportunidade para se informar sobre os serviços do Bolsa Família. “Eu vim para fazer a inscrição da minha filha no bolsa família, ela tem dois filhos pequenos e não temos muitas condições, pois eles moram comigo e pagamos aluguel”, explicou.

Grande parte do público também aproveitou para usufruir de vários serviços da ação social. Brenda Belo, de 23 anos, que aprovou a iniciativa da prefeitura, emitiu a segunda via de sua carteira de identidade e ainda se consultou com o clínico geral. “Muitas vezes não temos tempo durante a semana de ir ao médico ou emitir um documento. Aqui tivemos acesso a vários serviços em um único lugar”, concluiu a jovem.

Texto: Jolse Quinto

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar