Emoção, solidariedade e muita fé marcaram a Trasladação da 223ª edição do Círio de Nazaré, na noite deste sábado, 10. Centenas de fiéis participaram da procissão, que teve início no Colégio Gentil Bittencourt e seguiu até a Catedral da Sé.
Na Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem), foi montado um palanque para que autoridades, servidores municipais e seus familiares pudessem acompanhar a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Durante a passagem da berlinda, chuva de papéis amarelos e azuis homenageou a padroeira dos paraenses.
A agente distrital de Outeiro, Elizete Cardoso, estava presente e se emocionou. “É a terceira vez que acompanho aqui e a cada ano o espírito de união e força se renovam. Estamos na expectativa para os 400 anos de Belém e Nossa Senhora têm nos abençoado muito, trazendo muito luz para nossa cidade”.
A estudante Paloma Lima fez a promessa de acompanhar todo o percurso este ano. “Preciso ser forte e colocar toda minha fé em prática, fui muito abençoada este ano por Nossa Senhora e é emocionante ver a imagem de perto, não tem como não ser forte até o fim”.
A Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, realizou ações para garantir a segurança dos romeiros. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou 28 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos que aturam em sete pontos durante o percurso. A Defesa Civil também teve sete postos estratégicos, mas de dois mil voluntários foram treinados.
O voluntário Daniel dos Anjos, de 23 anos, participa da procissão há três anos. “É muito bom poder ajudar ao próximo, principalmente pessoas que nós nem conhecemos, é gratificante. E o melhor de tudo é que a cada ano aprendo coisas diferentes”.
A Guarda Municipal de Belém também trabalhou na segurança de todos, com 200 guardas em todo o percurso, além dos agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que orientaram o trânsito nas vias transversais.
Texto: Priscylla Gester