Os serviços realizados pela Prefeitura de Belém para a melhoria da arborização, paisagismo e manutenção das áreas verdes da cidade têm recebido apoio e aprovação de moradores das diversas áreas já contempladas. Até o momento foram plantadas mais de 7.000 mudas, entre frutíferas e arbóreas, em pontos estratégicos da cidade. As ações incluem também a revitalização de praças e canteiros centrais, além de atividades de educação ambiental, com o objetivo de tornar Belém uma cidade mais verde, segura e acolhedora para todos.
Uma das ações que mais chamou a atenção da população foi o plantio de 703 mudas de espécies ornamentais no cruzamento da avenida Almirante Barroso com a travessa Mauriti, que está transformando o cenário local, como destaca Valdenize Alves, 56, que mora no bairro do Marco e acompanha de perto o trabalho. “Ficou muito mais bonito. A gente passa por aqui todo dia, e agora tem flores e plantas que dão mais vida à cidade. Isso é muito importante, principalmente para quem mora em Belém há tanto tempo como eu”, elogia.
Outro destaque importante é o trabalho de paisagismo no Conjunto Residencial Viver Outeiro, que passou a contar com um novo canteiro central, com o plantio de árvores e plantas nativas. Os moradores aprovaram a transformação visual e ambiental do espaço. “Eu fico muito emocionada de ver essa transformação no nosso residencial. A Prefeitura de Belém fez um trabalho incrível com o plantio dessas mudas de árvores e plantas nativas aqui no Viver Outeiro. Antes, esse espaço era tão sem vida, tão quente e seco. Agora, com o novo canteiro central cheio de verde, a gente sente o ar mais fresco, mais puro, e o visual ficou simplesmente lindo! Isso não é só beleza, é qualidade de vida para todos nós“, celebra a moradora Marluci Aguiar.
Crédito: Jader Paes

Recuperação ambiental no canal do Tucunduba
Durante o mês de junho, em celebração ao Mês do Meio Ambiente, a prefeitura realizou uma série de ações de conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Dentre elas, destacam-se visitas a cooperativas no Canal São Joaquim, a continuidade do programa Composta Belém, reuniões técnicas com especialistas e oficina de compostagem no Bosque Rodrigues Alves, que reuniu moradores e agentes ambientais para promover práticas sustentáveis no manejo de resíduos orgânicos e contou com palestra do professor Fabrício Souto, da Universidade Federal do Pará (UFPA) .
Além disso, o trabalho de plantio de árvores no canal do Tucunduba, com 500 mudas nativas, marcou uma ação estratégica de recuperação ambiental. A iniciativa contou com o apoio do movimento Defensores dos Rios da Terra Firme. O coordenador do grupo, José Maria Souza, destacou a importância da parceria: “Essa área era quase toda desarborizada. Com o aquecimento do clima, os moradores perceberam que precisavam fazer algo. A parceria com a Prefeitura para o plantio das árvores é um passo fundamental. Árvores trazem sombra, reduzem a temperatura e transformam a paisagem urbana. Estamos felizes de ver esse tipo de ação acontecendo aqui.”
Crédito: Jader Paes

A secretária municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre, ressaltou a relevância das atividades. “A arborização urbana é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. As árvores reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar, promovem bem-estar e tornam os espaços públicos mais acolhedores. Nosso compromisso é transformar Belém em uma cidade mais sustentável e humanizada”, afirmou.
Durante a semana, os serviços de plantio de árvores da Semma foram realizados nos seguintes locais:
- Elevado Daniel Berg
- Residencial Viver Outeiro
- Canteiro Central da avenida Almirante Barroso
- Canteiro da avenida Pedro Miranda com a travessa Mauriti
- Canal do Tucunduba
As ações de paisagismo contemplaram:
- Residencial Viver Outeiro
- Canteiro Central da avenida Almirante Barroso
- Monumento Papa João Paulo II
- Canteiro da avenida Pedro Miranda com a travessa Mauriti
As equipes de poda de árvores atuaram em diversos bairros:
- Castanheira
- Conjunto Cohab II, na avenida Augusto Montenegro, km 1
- São Brás, na av. Gentil Bittencourt
- Icoaraci, na orla da Praia do Cruzeiro
- Cruzeiro, na praia do Cruzeiro até o trapiche para Cotijuba
- Outeiro, na praia do Amor e no Pistão do Água Boa
- Outeiro, na praia Grande
- Pedreira, no Residencial Visconde de Pirajá
- Tapanã, na Alameda 19
Os serviços de roçagem de áreas verdes foram executados nos seguintes locais:
- Canteiro central do Residencial Viver Outeiro
- Praça Dom Mário Vilas Boas
- Unidade de Educação Infantil (UEI) Providência