Ações de limpeza estão em ritmo acelerado em Mosqueiro para atender a população no Dia das Mães

Os três cemitérios do distrito de Mosqueiro passam por limpeza para receber o público no próximo domingo, 8, Dia das Mães. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio dos Departamentos Operacional e de Necrópoles da Agência Distrital, com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

As ações começaram pelo cemitério São José, no bairro da Vila, o maior do distrito, que conta 2.758 sepulturas. Os serviços foram estendidos também para os cemitérios de Santa Maria, no bairro de Carananduba, com 1.500 sepulturas, e de Santo Odorico, na Baía do Sol, que tem 742 sepulturas.

Homenagens – No dia dedicado para homenagear as mães, todos os cemitérios de Mosqueiro abrirão às 7h da manhã, com visitação até às 16h. Na paróquia de Nossa Senhora do Ó, na praça da Matriz, as missas em homenagem às mães vão ocorrer nos horários de 6h30, 9h30 e 19h30.

A maior movimentação no Dia das Mães está sendo esperada no cemitério Santa Maria, em Carananduba. O local concentrou o maior número de sepultamentos no pico da pandemia, provocada pelo Novo Coronavírus, e que levou o cemitério a abrir uma nova quadra, com capacidade para mais de quinhentos sepultamos.

“Aqui, inclusive, foi aberta uma quadra inteira para sepultamentos e ano passado não tivemos visitas aberta ao público. Por isso, a gente espera grande movimentação desde cedo”, explicou o responsável pela manutenção do local, o agente Luís Carlos Lima Bentes.

A diretora do Departamento de Necrópoles da Agência Distrital, Heloisa Andrade, visitou o cemitério na manhã desta quinta-feira, 5, para acompanhar os trabalhos. A recomendação dela às famílias é que cheguem cedo ao espaço, para facilitar os serviços de atendimento, como localização das sepulturas ou informações sobre legalização de documentos.

“O uso de máscara em ambiente aberto está liberado, porém recomendamos que as pessoas se protejam com uso de máscara e higienização das mãos. O Dia das Mães é muito especial e a Prefeitura de Belém e a Agência Distrital estão cuidando dos espaços para dar conforto, segurança e acessibilidade para todos”, disse Heloisa.

Segurança – Os cemitérios de Mosqueiro vão abrir às 7h da manhã, no domingo, 8, Dia das Mães, permanecendo com acesso funcionando até às 16h. A segurança será realizada pela Inspetoria da Guarda Municipal de Mosqueiro, com oito agentes, uma viatura e quatro motocicletas, segundo informações da Assessoria de Imprensa da Corporação.

Saudades – O Dia das Mães é o mais festivo do calendário social brasileiro, mas é um dia de saudades para muitos. Segundo Nonato Soares Lira, mais conhecido como “Cabelo”, a data é sempre para recordação do legado que a mãe dele deixou.

“Ela morreu tem cinco anos, mas a saudade será pra sempre, porque todos os dias é dia de homenagear nossa mãe”, comentou Nonato, que estava no cemitério Santa Maria, limpando a sepultura da mãe dele. “É o que posso fazer por ela, agora”, completou sem esconder a emoção e a dor da saudade. “Eu desejo que o Dia das Mães seja bom para todo mundo”, manifestou ele emocionado.

Serviço

Funcionamento dos cemitérios de Mosqueiro no Dia das Mães:

São José – VILA

Santa Maria – Carananduba

Santo Odorico – Baía do Sol

Horário – 7h às 16h

Missa na Igreja Matriz – 6h30, 9h30 e 19h30.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar