Na manhã desta terça-feira, 25, várias secretarias municipais reforçaram o ordenamento dos feirantes que ocupavam ilegalmente a rua São Clemente, no bairro do Tapanã. A ação conjunta faz parte das atividades do Núcleo Cuida Belém que integra diversas secretarias em prol de melhorias na cidade.
Na manhã da última segunda-feira, 24, os feirantes e representantes comunitários estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Economia (Secon) para dar início ao processo de remanejamento dos trabalhadores informais, assegurando, dessa forma, que novas linhas de ônibus passem pelo local.
“Estamos aqui junto com as demais secretarias para garantir que a ordenação da rua São Clemente seja feita de forma segura e pacífica”, destacou um dos coordenadores da operação do Cuida Belém, Ray Moraes.
Ainda de acordo com Ray Moraes, a operação deve durar cerca de 30 dias. “É o tempo suficiente para resolvermos a situação da área e transferirmos todos os 35 feirantes para a rua Benedito Bandeira, local onde irão atuar a partir de hoje”, explicou.
Dona Maria do Rosário, comerciante há mais de dez anos da área, aprovou a iniciativa. “Antes aqui era um caos, sem ordem nenhuma. Agora a situação vai melhorar bastante, principalmente a questão do trânsito que geralmente engarrafa nos horários de pico”, pontuou.
A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
Texto: Vanessa Lago