Ações no Mercado de Carne Francisco Bolonha levam cidadania e serviços para as mulheres

A Prefeitura de Belém, por meio das coordenadorias de Diversidade Sexual (CDS) e a Antirracista (Coant), promoveu ações cidadãs no Mercado de Carne Francisco Bolonha nesta sexta-feira, 18, destinadas à população do entorno do espaço, localizado no Complexo do Ver-o-Peso.

As ações integram o ''Março das Manas'', promovido pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), em parceria com diversas secretarias e coordenadorias da Prefeitura de Belém.

Foram disponibilizados pela Coant serviços como verificação de glicose, orientação jurídica, oficina de turbantes, oficina de grafismo indígena, roda de conversa sobre autoestima e saúde mental das mulheres, além da feira empreendedora.

Local estratégico

A psicóloga Flávia Câmara afirma que parte da população atendida na ação são mulheres negras. Por isso, foi escolhido o espaço do Mercado de Carne, que reúne número relevante delas.

“Decidimos juntar o útil ao agradável, devido ao grande número de mulheres negras ao redor do mercado. Trouxemos algumas ações que são demandas dessas mulheres, como emissão de RG, verificação de glicose e informações sobre o Programa Bora Belém. Para marcar esse dia, resolvemos trazer essas ações para essas mulheres, que muitas vezes não possuem tempo para utilizar desses serviços ”, relata Flávia.

Representatividade

O evento também buscou a representatividade para as mulheres negras e indígenas, já que a Coordenadoria atende às políticas públicas voltadas para essas populações.

Sônia Mouyara, indígena da associação multiétinica Wyka Kwara, relata que a ação foi bastante significativa. “Nós, enquanto frente indígena, precisamos de visibilidade, precisamos ser respeitados. Estamos aqui nos colocando nessa frente para a busca de representatividade nesses espaços”, afirma Sônia.

A Coordenadoria de Diversidade Sexual, em parceria com a Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), promoveu uma ação voltada para o público de mulheres trans, profissionais da noite e mulheres bissexuais e lésbicas.

A ação foi realizada no auditório do Mercado de Carne e contou com uma pesquisa nacional feita pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Pará (UEPA), além de palestra sobre saúde urinária.

Visibilidade

A ação é importante para promover a visibilidade para essas pessoas, que buscam por esses espaços dentro da sociedade.

Leandra é mulher trans e afirma que a ação promovida pela CDS é importante, pois ela se sente segura em estar nesses locais, já que a sociedade tem muito preconceito com essa população.

As ações do Março das Manas continuam até o fim deste mês com uma vasta programação voltada para o público feminino, oferecendo serviço, cidadania e promovendo debates sobre as políticas voltadas para as mulheres do município.

Texto: Prefeitura Municipal de Belém

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar