Acordo de cooperação vai desenvolver medidas de incentivo ao alistamento eleitoral de jovens

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnico-Científica e Cultural entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 30, na sede cultural do TRE.

Voto livre – O objetivo do acordo é buscar o desenvolvimento de ações, programas e projetos de promoção dos direitos das crianças e adolescentes, além de desenvolver medidas conjuntas de incentivo ao alistamento eleitoral e ao voto livre e consciente dos adolescentes entre 15 e 17 anos, a reafirmação da segurança das urnas eletrônicas e o combate à desinformação do processo eleitoral.

O prefeito Edmilson Rodrigues representou, no ato da assinatura, a Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep). Segundo o prefeito de Belém, é importante a integração dos municípios visando medidas de incentivo junto aos jovens. "Os municípios têm um papel importante em desenvolver e mobilizar essa juventude, divulgar os resultados e valorizar essa iniciativa. O processo é pedagógico e libertador, fazendo da politica o exercício pleno da cidadania", destacou.

De acordo com o TRE-PA, os jovens representam menos de 1% do eleitorado no país e a ideia do acordo é mudar este cenário no estado do Pará, explicou a presidente do Tribunal, a desembargadora Luiza Nadja Guimarães. "É necessário incentivar a participação e este jovem precisa colaborar para o fortalecimento da democracia e contribuir com o voto, para mais politicas públicas", comentou.

Moradora do bairro do Guamá, a estudante Josiele Soeiro, de 14 anos, representou os jovens durante a solenidade. Engajada em ações voltadas para participação permanente de adolescentes em politicas públicas, a estudante foi eleita, recentemente, delegada nas plenárias do programa de participação social Tá Selado, desenvolvido pela Prefeitura de Belém.

"Nós, jovens, precisamos ser ouvidos, temos propostas incríveis para apresentar e fazer parte da sociedade como um todo", comentou a adolescente.

Serão desenvolvidas ações, como trabalhos itinerantes, visando o alistamento eleitoral com jovens entre 16 e 17 anos, em áreas quilombolas e indígenas. Em parceria com o Unicef, o TRE vai trabalhar junto aos municípios que possuem o selo do órgão e desenvolver, cada vez mais, o programa Eleitor do Futuro.

Para a coordenadora do Unicef no Território Amazônico, Anyoli Sanabria, é importante ter a participação do Unicef neste trabalho voltado para jovens. “A colaboração de adolescentes, não só em eleições, mas em todas a áreas que envolvem a eleição, é de extrema importância. Vamos conseguir alcançar diversos municípios e ajudar nesta importante informação, que é o alistamento eleitoral”, finalizou.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar