Afeto entre homem e animais é destaque na Feira de Adoção de Cães e Gatos

“Foi amor à primeira vista. Quando chegamos aqui, ele era o cachorrinho mais alegre entre todos. Tivemos que adotá-lo”, disse o estudante Jefferson Rodrigues, 23 anos, que participou, neste sábado, 16, no Parque Shopping, bairro Parque Verde, de mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ao lado da namorada, a estudante Shirlane Porto, 24 anos, Jefferson não escondia a alegria em poder levar para casa o novo mascote, batizado de Bento. “Ele tem só 2 meses, é muito fofo”, comentou ela. “Gostamos muito do atendimento aqui. Recebemos todas as orientações dos médicos veterinários do CCZ e, com certeza, isso nos motivou mais ainda a adotar o animal”, complementou o rapaz.

Com apenas 3 meses de vida, quem também ganhou um novo lar foi o Pirata, filhote que conquistou o coração de Maria Eduarda dos Santos, 4 anos, filha do auxiliar de Produção Jackson dos Santos, 36. “Ela não largou mais o cachorrinho desde que chegamos. Ela ama animais. Tínhamos um cachorro, mas ele morreu, e ela chorou muito. Agora, com esse novo filhote, renovamos o sentimento de amor por um animal”, definiu.

Amor incondicional – Os estudantes Wendell de Oliveira, 24 anos, e Luana Macedo, 25, levaram para casa a cadela Mila, de apenas 2 meses. Também foi um caso de amor instantâneo, segundo ela. “O afeto deles por nós é muito grande, às vezes até maior do que o que recebemos de uma pessoa. Para nós, ela já é uma integrante da família. A gente cuida dos animais como se fossem nossos filhos”, afirmou, contando que, em casa, eles já são donos de outros dois cachorros.

Wendell disse que soube da Feira de Adoção por acaso, ao passar pelo estacionamento do shopping. Não resistiu e parou para ver um animal. “Viemos apenas fazer um exame. Quando passamos por aqui, ficamos animados. Liguei logo para casa, porque outras pessoas moram lá, e quando todos concordaram, escolhemos logo o filhote”, disse ele.

Posse responsável – Está foi a quinta edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos promovida pelo CCZ. Neste sábado, 39 animais, entre filhotes e adultos, estavam prontos para receber uma nova morada. Todos saem castrados, vacinados, vermifugados e microchipados. No chip é possível encontrar informações sobre cor, raça, sexo, idade, vacinação, vermifugação e informações sobre o tutor.

Para adotar, basta apresentar documento de identificação e comprovante de residência. O interessado pela adoção passa por entrevista para saber se está apto para cuidar do animal. O CCZ tem cerca 200 animais prontos para adoção e livres de zoonoses, ou seja, de doenças que são transmitidas de animais para humanos.

A Feira de Doação de Cães e Gatos teve a primeira ação no dia 8 de maio deste ano, quando ofereceu cerca de 28 animais. A segunda versão ocorreu dia 12 de junho, com a novidade tecnológica de microchip no pet. Ao todo, 32 animais foram apresentados ao público nessa data. A Sesma deu continuidade à programação nos meses de agosto e setembro.

Das rua para um novo lar – Quem perdeu a feira, mas deseja adotar um animal, pode ir ao Centro de Controle de Zoonoses, na Avenida Augusto Montenegro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 13h. Basta levar documento de identificação e comprovante de residência. Na ocasião, o candidato a tutor também passa por entrevista.

A chefe do CCZ, Betânia David, lembra que, ao adotar um animal, o tutor passa ser responsável pela saúde e bem-estar desse ser. “É uma vida que depende de você. Por isso fazemos a entrevista com os candidatos a tutor. Todos os animais que temos para adoção foram recolhidos da rua e receberam tratamento no Centro. Nosso objetivo é que eles ganhem de volta uma vida digna, sem causar risco à saúde humana”, afirmou.

Texto: Luiz Carlos Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar