Agência de Cooperação Internacional do Japão faz visita técnica ao Pacto Belém pela Vida

Desenvolvimento social e questões globais relacionadas à segurança pública foram os principais temas abordados na tarde desta segunda feira, 31, durante encontro entre Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Há duas semanas a Jica realiza visita de cooperação técnica à capital paraense, visando o monitoramento e a redução das desigualdades através de ações de desenvolvimento da infraestrutura sócioeconômica e de infraestrutura básica nos centros urbanos, o que inclui as áreas da saúde, segurança, saneamento e transporte, entre outras.

Segundo a especialista em polícia comunitária no Japão, Hisami Ohashi, o cidadão japonês aciona os órgãos competentes quando o assunto é segurança pública e essa parceria entre cidadão e governo são estratégias imprescindíveis que devem ser adotadas aqui na cidade. “A polícia japonesa obtém informação de determinada área através dos moradores da região, são eles que entendem e participam dos problemas daquele local, nada melhor do que a contribuição da comunidade para nos auxiliar nesses casos. Os assuntos que os afligem são repassados para a polícia comunitária e a partir desses dados é que as atitudes são tomadas para prevenir o crime”, explica Hisami.

A Jica possui investimentos em projetos da Guarda Municipal de Belém (GMB), por meio do programa Anjos da Guarda, que desenvolve atividades esportivas e ações socioeducativas atendendo crianças e adolescentes submetidas à vulnerabilidade social e também no Pacto do Acolhimento Belém pela Vida, que atua desde a prevenção até a busca ativa de pessoas em situação de rua, usuários abusivos de álcool, crack e outras drogas.

De acordo com a coordenadora do Belém pela Vida, Simy Tobelem, a Jica visita as cidades que possuem financiamentos sociais para conhecer e monitorar o trabalho que está sendo realizado em cada órgão parceiro.“As duas semanas foram intensivas para que a Jica pudesse observar e conhecer o nosso trabalho. Os representantes da agência estiveram presentes em todas as nossas ações para entender como é que funciona o projeto, e no final da visita, ela vai nos avaliar e deixar dicas sobre as experiências positivas da polícia do Japão para que nós possamos implantar as boas práticas na nossa cidade”, enfatiza Simy.

O encontro foi realizado na sede administrativa do Belém pela Vida, localizada na Av. Governador José Malcher, nº 453, e contou com a participação da Guarda Municipal de Belém (GMB), Defensoria Pública do Estado do Pará, Polícia Civil e Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM).

Texto: Roberta Gelak

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar