O aposentado Antônio Gomes levou um susto ao receber a fatura da conta de água enviada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Acostumado a pagar em torno de R$ 50 por mês, ele estranhou quando a cobrança pelo consumo do mês de novembro superou R$ 200.
Morador do bairro da Cidade Velha ele acredita que o valor não está correto. “E o mais estranho é que não vieram fazer a leitura do relógio aí da frente de casa”, afirmou o aposentado, apontando para o hidrômetro que mede o consumo.
Para verificar a situação, técnicos da Agência Reguladora de Belém (Arbel) fizeram uma vistoria na residência para identificar se o aumento da conta se deu por vazamento oculto de água no imóvel.
“Identificamos que o hidrômetro da residência foi instalado recentemente. Antes a cobrança da fatura era feita por taxa de consumo, passando a ser feita com a leitura do consumo mensal. Talvez por isso ele tenha estranhado a diferença dos valores cobrados”, explicou o coordenador da Arbel, Wagner Lucena.
Atendimentos – O aposentado Antônio Gomes foi um dos mais de 2 mil usuários que procuram atendimento na Arbel em 2021. Após a vistoria no imóvel, ele foi orientado a procurar a Cosanpa para questionar o valor cobrado. Caso não tenha seu pedido atendido, a Arbel poderá atuar para exercer seu papel de regulação e mediar o conflito.
Dos 2.056 atendimentos realizados em 2021 pela Ouvidoria da Arbel, cerca de 45% são relacionados a problemas com a fatura da Cosanpa. Esses atendimentos representam um acréscimo de mais de 20%, considerando as manifestações recebidas no ano anterior.
De acordo com a diretora presidente da Arbel, Eliana Uchoa, a população tem buscado cada vez mais assegurar seus direitos.
“Ampliamos em 2021 as ações nos bairros para levar orientação aos moradores sobre uso racional da água e resíduos sólidos. Isso tem feito com que a população entenda o papel da Arbel para ajudá-los na solução desses conflitos”, explicou.
“Em 2021 também reforçamos as fiscalizações nas Estações de Tratamento e Distribuição de Água com objetivo de garantir as condições operacionais e melhoria dos serviços prestados à população”, completou a diretora-presidente.
ARBEL
A Arbel é uma autarquia que regula os quatro eixos do saneamento básico em Belém, que são abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Denúncias e reclamações podem ser feitas pelo telefone 98464-7478, e-mail ouvidoria.arbel@gmail.com e no site da Agência (belem.pa.gov.br/arbel). Antes de procurar o órgão é importante que o usuário primeiro oficialize a reclamação junto às prestadoras de serviços, que são as responsáveis pelos atendimentos.
Texto: Lauro Lima