Combater violações de direitos e oferecer oportunidades a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Estes são os principais objetivos do Agenda Cidade Unicef, que o Fundo das Nações Unidas para Crianças e Adolescentes apresentou na tarde desta terça-feira, 15, para as Secretarias Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH) e de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep).
O projeto apresentado pelo Unicef pretende produzir diagnósticos e indicadores sociais, que auxiliem a gestão municipal no desenvolvimento de mecanismos de proteção de adolescentes e jovens, bem como na elaboração de políticas públicas voltadas para inclusão produtiva, saúde mental e educação.
Entre os direitos violados a serem combatidos nos territórios pelo Agenda Cidade Unicef estão a violência letal, o abuso e a exploração sexual, a evasão escolar, a dificuldade de acesso ao primeiro emprego e as diversas manifestações de preconceito.
Para o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Max Costa, as propostas do Agenda Cidade Unicef estão em consonância com as ações que já vem sendo desenvolvidas pela SecDH.
"Os indicadores a serem produzidos irão embasar e reforçar nossas ações, tanto na defesa de políticas públicas que promovam o direito à educação e a socioprofissionalização, como também no enfrentamento ao preconceito, na defesa da vida e no combate à letalidade de adolescentes e jovens", afirmou Max Costa.
"A Agenda Cidade Unicef é a construção de um plano de prioridades comuns, entre a Prefeitura de Belém e o Unicef, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças, adolescentes e suas famílias, especialmente as mais vulneráveis. É motivo de extremo orgulho para o Unicef que a Prefeitura faça parte desta iniciativa e seu compromisso com a realização dos direitos da infância e adolescência belemense", declarou a oficial de comunicação do Unicef em Belém, Ida Pietricovsky de Oliveira.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								