Agentes Ciclistas atuam na nova ciclofaixa da Mundurucus

Nesta terça-feira, 19, agentes ciclistas realizaram uma operação de educação e fiscalização na Rua dos Mundurucus e encontraram diversas irregularidades. Condutores parados ou estacionados ao longo da ciclovia receberam orientações e nove notificações por estacionamento irregular foram realizadas.

“Neste primeiro dia de trabalho tivemos o cuidado de conversar com os motoristas e alertá-los quanto às irregularidades cometidas. Os três agentes ciclistas que foram destacados para a operação notificaram os veículos que estavam estacionados e cujos condutores não foram localizados. Iniciamos com a orientação, mas a fiscalização vai continuar”, explica o coordenador de fiscalização de trânsito da Semob, Pedro Paulo Oliveira.

Pelo fato de estarem utilizando bicicletas, a abordagem dos agentes de trânsito conseguiu ser bem mais eficaz que outras ações similares, por mostrar aos motoristas a importância de não obstruir a via destinada aos ciclistas e a exata dimensão dos problemas vividos por quem utiliza esse tipo de transporte diariamente. “A meta do projeto é educar e fiscalizar pedestres, condutores e ciclistas em operações pedagógicas especiais realizadas pela Semob, mas também ajudar na fiscalização do trânsito, dando mais mobilidade aos agentes para chegarem o quanto antes aonde for necessário. Além disso, o agente sobre a bicicleta têm outra visão do trânsito e pode coletar informações sobre as condições da ciclovia e sobre como melhorar essa relação entre ciclistas, pedestres e motoristas, afinal o trânsito é feito por todos”, frisa Pedro Paulo.

Os agentes iniciaram uma operação fixa na Almirante Barroso na semana passada e agora estão partindo para outros pontos da cidade. “Eles ajudaram nas operações de fiscalização e orientação em toda Almirante Barroso, mas também ficaram de prontidão para chegar mais rápido em ocorrências nos arredores, como as ruas transversais, além da avenida João Paulo II, que possui ciclofaixa, e a avenida Romulo Maiorana. O trabalho incluiu fiscalização de filas duplas, estacionamento irregular ou em garagens, além de outras ocorrências nesses perímetros”, completou Pedro Paulo.

Texto: Nathalia Petta

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar