Os alunos do projeto “Agente Ecológico Mirim” do Bosque Rodrigues Alves Jardim Botânico da Amazônia receberam o certificado de conclusão do curso, nesta sexta-feira, 07, durante uma cerimônia. A entrega aconteceu no próprio parque e contou a presença de autoridades, funcionários do Bosque e alunos.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
Estiveram presentes ao evento o titular da Semma, Cláudio Alves; o diretor do Bosque, Roberto Pinheiro, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hilberto Figueiredo, entre outros. “A parceria do Bosque com o Corpo de Bombeiros já dura mais de 130 anos e, com o tempo, os projetos em comum foram mudando e se renovando. As crianças que estão aqui serão fundamentais pra a melhor conservação desse espaço”, ressaltou Cláudio Alves.
Ao todo, 60 alunos foram capacitados e receberam o certificado durante a solenidade. Eles irão ajudar, sempre aos domingos, a fiscalizar e orientar os visitantes do Bosque Rodrigues Alves. “É sempre muito bom vir ao Bosque e esse projeto é de grande importância, pois ninguém ama o que não conhece. Os agentes mirins puderam conhecer o espaço e agora vão repassar essas informações para os visitantes”, explicou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hilberto Figueiredo.
Durante o curso ministrado pela equipe da fauna, flora e educação ambiental do Bosque, os alunos aprenderam sobre a história, os cuidados que se deve ter no local, entre outras informações.
“Muitas crianças e jovens gostariam de ter uma oportunidade como essa e não têm. Por isso, nós, que conseguimos, iremos nos esforçar ao máximo para passar as informações para os visitantes e assim ajudar a conservar esse espaço de floresta nativa, preservada no centro da cidade”, resumiu o agente ecológico mirim Helder Monteiro da Silva, de 12 anos.
Esta foi a segunda turma que concluiu o curso de capacitação do projeto “Agente Ecológico Mirim”. Na primeira turma, outros 60 alunos receberam o certificado para atuar no Bosque Rodrigues Alves.
< Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								