Um mês após o encerramento dos cursos de panificação e de produção de doces, realizados no bairro do Jurunas, pelo programa de capacitação profissional Donas de Si, da Prefeitura de Belém, os concluintes buscam orientações sobre como empreender. Nesta sexta-feira, 26, ocorreu uma palestra da equipe técnica do Banco do Povo de Belém com as ex-alunas, na Escola Placídia Cardoso.
“Aprendi a fazer biscoitos e pizza de liquidificador, que já dá pra ganhar um bom dinheiro! Se eu tivesse um espaço, iria investir só com o material, embalagens e iria precisar de um fogão maior”, conta Loane Figueredo, de 39 anos.
Ela fez o curso de panificação, realizado pelo Banco do Povo em parceria com o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), no mês de outubro.
Mãe de uma filha, Loane conta com a ajuda do Bora Belém, programa de transferência de renda da Prefeitura de Belém, enquanto estuda para se tornar técnica de enfermagem, buscando um futuro melhor para a família.
Um dos pontos da conversa, que foi conduzida pelo assessor Diego Costa, da equipe de crédito solidário do Banco do Povo, foi o acesso ao microcrédito, valores, taxas de juros e prazos para pagamento, conforme os critérios definidos na Lei Complementar nº 01, de 20 de outubro de 1997.
O microcrédito ajudou a alavancar pequenos empreendimentos em Belém, entre os anos de 1997 e 2004. Essa política voltará a ser ofertada pelo Banco do Povo, a partir do início de 2022.
Texto: Enize Vidigal
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								