A Escola Municipal Nestor Nonato, localizada no bairro do Jurunas, está classificada para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, representada pelo aluno Elias Felipe Lopes Lima, no gênero poema. Elias cursa o 6º ano do Ensino Fundamental. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, 11.
Em Belém, 25 instituições de ensino enviaram redações de seus estudantes. No gênero poema, foram inscritos 87 textos. Outras três escolas foram selecionadas: Escola Tenente Rego Barros, na categoria memórias literárias; Escola de Aplicação da Universidade Federal do Estado do Pará, na categoria crônica, e Escola Estadual Professor Jorge Lopes Raposo, na categoria artigo de opinião.
As produções selecionadas nesta fase serão avaliadas, agora, pela Secretaria de Estado de Educação, para a disputa com textos de alunos de outros estados brasileiros. Realizada em nível nacional, a Olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Para a professora de Língua Portuguesa Thâmia Prado, responsável pelas oficinas preparatórias dos alunos da rede municipal, a importância da Olimpíada vai além da sala de aula.
“Nós passamos por vários momentos de aprendizado antes do texto final. Foram feitas pesquisas, visitas e outras formas de adquirir conhecimento. Mas, sempre enfatizei a todos eles que o lado bom de participar não é só pelo fato de poder ganhar o concurso e, sim, saber que na vida concorremos o tempo todo, até com nós mesmos, portanto temos que nos empenhar e procurar fazer sempre o melhor”, ressaltou a professora.
A Olimpíada de Língua Portuguesa tem periodicidade bienal e, em anos pares, realiza concurso de textos para premiar as melhores produções dos alunos de escolas públicas em todo o país. Desta 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas categorias: Poema, Memórias, Crônica e Artigo de opinião. Nos anos ímpares, a organização da olimpíada desenvolve ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Para o estudante Elias Lima, que já se classificou na primeira participação, chegar até a semifinal já é motivo de comemoração e expectativa pelo resultado final. “Eu gostei muito de ter participado. É a minha primeira vez e já estou classificado. Queria ganhar a fase final para os meus pais ficarem mais felizes ainda”, diz, emocionado.
Poema classificado
Título: Cidade de Belém
Belém, cidade pequena, Terra do açaí, do tacacá Ai meu Deus, Tem muita coisa boa lá!
Cidade dos casarões, Cidade de muitas lembranças Quando começa o ano, É cheio de esperança!
Belém, cidade pequena, Mulheres bonitas e águas serenas, Tem frutas, tem feiras, Tem um lindo túnel de mangueiras!
Pará, meu Pará, Sua capital é Belém, Terra do peixe frito E do carimbó também.
Terra das árvores, Terra das danças, Terra de grandes cantores, Fafá de Belém, Gabi Amarantos, Terra de grandes encantos.
Texto: Aline Saavedra
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								