Alunos apresentam propostas para Política de Educação Ambiental

Atividade reuniu adolescentes embaixadores do meio ambiente para contribuir com a formulação da Política Nacional de Educação Ambiental Escolar. A primeira dama Janja Lula, surpreendeu o grupo e participou da roda de conversa

Crédito: Luís Miranda

Com voz e protagonismo, estudantes de Belém mostram na COP 30 que a educação ambiental é caminho para um futuro sustentável.

Quinze estudantes eleitos Embaixadores pelo Meio Ambiente da Rede Municipal de Educação participaram de uma roda de conversa com a representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Zara Figueiredo, na manhã desta quinta-feira (13).

O encontro teve como objetivo promover o diálogo direto entre o MEC e estudantes engajados em ações de educação ambiental, especialmente os embaixadores da Política Municipal de Educação Ambiental de Belém e os delegados da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, de Belém e região metropolitana. Durante a atividade, os jovens discutiram e apresentaram propostas para a construção de uma Política Nacional de Educação Ambiental para o Brasil.

O evento ocorreu no espaço da Unamaz, dentro da Zona Verde do Parque da Cidade, onde ocorre a COP-30.

“Essa COP é uma COP da juventude e da educação. É isso que queremos fazer dela, do ponto de vista do MEC. Ontem, com o ministro Camilo Santana, apresentamos, pela primeira vez, as ideias centrais do que será a Política Nacional de Educação Ambiental Escolar. Hoje, queremos ouvir os embaixadores da rede de vocês, entender suas percepções. Se queremos que esses estudantes sejam protagonistas, precisamos dar voz a eles”, explicou Zara Figueiredo.

Crédito: Luís Miranda

Zara Figueiredo, do MEC, dialoga com estudantes sobre a nova Política Nacional de Educação Ambiental Escolar

A representante do MEC lembrou que o ministro Camilo Santana havia solicitado a realização do encontro e participaria da conversa, mas precisou retornar a Brasília com urgência, a pedido do presidente da República.

Durante a roda de conversa, os estudantes apresentaram diversas propostas ligadas à educação ambiental, com foco na preservação e no cuidado com a natureza.

Para José Carlos Neto, 14 anos, embaixador do meio ambiente da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, a educação ambiental precisa ter espaço próprio no currículo escolar.

“A educação ambiental precisa virar uma disciplina, e não apenas um tema dentro de história, ciências ou geografia. Ela deve ser uma matéria em si, para que a gente possa aprender melhor. Sofremos com a crise climática, com o calor, a chuva, o frio, e precisamos aprender sobre isso”, afirmou o estudante.

Crédito: Luís Miranda

José Carlos Neto, embaixador do meio ambiente da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, defende que a educação ambiental se torne disciplina escolar

A secretária adjunta pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, que coordenou a equipe de embaixadores durante o encontro, destacou o desempenho dos estudantes e a importância do momento.

“Esse momento superou nossas expectativas. É uma oportunidade para as crianças da rede pública de Belém expressarem suas ideias, angústias e compromissos com o futuro do planeta. Estamos muito orgulhosos delas, que estão exercendo seu protagonismo e sua liderança”, disse.

Crédito: Luís Miranda

A secretária adjunta pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, celebra o protagonismo dos alunos de Belém no debate ambiental na COP 30.

Ao final do encontro, os participantes foram surpreendidos com a presença da primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva (Janja), que fez questão de dialogar com os estudantes.

“Vocês são os que vão fazer a diferença no mundo. A voz de vocês dentro da COP-30 é muito importante. Estamos trabalhando muito para que vocês estudem, aprendam e tenham o protagonismo que desejam”, declarou Janja.

Crédito: Luís Miranda

Primeira-dama Janja surpreende estudantes de Belém durante roda de conversa na COP 30 e se emociona com o protagonismo juvenil

Todas as propostas apresentadas durante a roda de conversa serão reunidas com as de estudantes de todo o país e encaminhadas ao MEC, contribuindo para a formulação da Política Nacional de Educação Ambiental Escolar.

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