Na Escola Municipal Maria Luiza Pinto Amaral, no bairro da Sacramenta, os estudantes se mostram confiantes para a prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), aplicada em todo o Estado nos próximos dias 24 e 25 de outubro, quarta e quinta-feira.
“Aqui na escola a gente faz revisão, responde questionário, faz apostila de português e matemática, faz aula de informática. Não estou nem com medo dessa prova, porque eu estudo mesmo”, garante Carlos Eduardo de Oliveira, de dez anos, aluno da escola. “Eu gosto mais de estudar português, mas entendo de matemática também. Estou bastante preparada. A professora passou as atividades e eu aprendi muita coisa”, conta Sthefany Valente, também de dez anos. Os dois vão fazer a prova do Sispae nos próximos dias.
A turma de Carlos Eduardo e Sthefany, o 4º ano, escuta atentamente às indicações da professora Alcilene Antunes para realizar a prova da melhor maneira. “Nesses dias a gente fez uma espécie de intensivão para que eles fiquem tranquilos e trabalhem na melhor maneira possível”, explica a professora. Os preparativos para a prova contam com atividades e simulados, tanto de língua portuguesa, quanto de matemática. ”Fiz o possível para eles receberem essa prova com tranquilidade, porque é a primeira vez que vão fazer uma prova de larga escala. Existe uma expectativa para ver como eles vão se sair”, completa.
A avaliação do Sispae busca medir a educação nas escolas do Estado e das Prefeituras. Os níveis de proficiência em língua portuguesa e matemática serão mensurados nas turmas de 4º e 8º ano do ensino fundamental e em todos os anos do ensino médio. O resultado deve servir de base para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no sistema público de educação básica. Em Belém, os professores da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizam o trabalho continuado com as crianças da rede.
Os docentes aplicadores da avaliação passaram por um curso de formação ofertado pela Semec, onde receberam um manual para seguir na aplicação da prova. A formação buscou esclarecer dúvidas e dar orientações sobre como trabalhar com crianças que vão realizar uma grande prova pela primeira vez.
A prova do Sispae trabalha os descritores da Prova Brasil, isto é, a mesma temática da prova nacional que serve de subsídio para a obtenção da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado da avaliação aplicada nesta semana será divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Em Belém, 69 escolas vão aplicar a prova. Serão 8,5 mil alunos, divididos em 282 turmas, realizando a avaliação de língua portuguesa e matemática.
Texto: Vanessa Pinheiro
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								