Para as crianças da Escola Municipal Rita Nery, localizada no bairro do Tenoné, a manhã desta sexta-feira, 17, começou com entusiasmo, encanto, leitura e muita imaginação. Em comemoração ao Dia do Livro Infantil, alunos pais e professores se reuniram na biblioteca da unidade escolar em torno do tema “Maravilhoso Mundo da Leitura e Imaginação”.
O evento contou com atividades pedagógicas que contribuem no processo de ensino-aprendizagem da criança.O principal objetivo é despertar no aluno a vontade de aprender a ler e escrever de forma a resgatar os valores morais.
“É importante comemorar junto aos nossos alunos e pais esta data. Queremos mostrar a importância do livro na vida de cada criança e de cada um de nós”, ressaltou Letícia França, diretora da Escola Rita Nery.
O encontro foi aberto com a apresentação do espetáculo “O Sítio do Pica – Pau Amarelo” que contagiou os pais, ao verem o sorriso estampado no rosto de seus filhos. O momento proporcionou conhecimento e alegria a todas as crianças que por meio de dramatizações, representaram e fizeram parte do mundo de Monteiro Lobato, autor da literatura infantil.
Para a professora Amanda Rodrigues, uma das principais metas alcançadas por meio do livro, é o investimento na produção textual e na oralidade. “O professor precisa inserir a criança no mundo da leitura, aqui nós envolvemos nossos alunos fazendo com que eles sejam os próprios personagens”, contou. Para a professora, “esse método de se trabalhar acaba envolvendo até mesmo os pais que querem participar e acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. No Rita Nery o dia do livro é todos os dias, este é um trabalho diário”, frisou Amanda Rodrigues.
Na unidade escolar as turmas são identificadas com nome de autores paraenses e cada turma tem seu horário diário na biblioteca. Além disso, em sua estrutura, a escola possui salas ambiente natureza e sociedade, sala ambiente de artes, músicas, expressão, produção e uma biblioteca com espaço amplo e recursos diversificados para facilitar o trabalho interdisciplinar que vai além das salas de aula.
O tema do evento está inserido no Projeto “Viajando no mundo da Leitura” pensado pela equipe pedagógica da escola, a partir das necessidades dos alunos. O incentivo pelo gosto da leitura desde cedo e o auxílio aos professores com as atividades propostas em sala de aula, são os principais objetivos do projeto, que iniciou em 2012.
“Vejo o projeto como uma contribuição no processo educativo da minha filha. Não se trata somente do desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem, mas na socialização das crianças. Hoje, posso sentir orgulho e dizer que a Estephanny estuda em uma escola municipal com ensino de qualidade”, disse Rosineide Brabo.
Leituras de imagens do caderno de esporte, logomarca dos clubes do Remo e Paysandu, formação de palavras-chave a partir de recorte de letras e colagens, confecções de murais enfatizando a alimentação saudável com a utilização da fábula “A cegonha e a Raposa”, também foram trabalhos realizados pelos alunos e expostos no final do evento pelo programa O Liberal na Escola.
O objetivo do programa é auxiliar o professor a utilizar o jornal como uma ferramenta metodológica e pedagógica. “Queremos formar leitores e cidadãos críticos”, concluiu Bethânia Nascimento, coordenadora do programa O Liberal na Escola. Outras unidades do município também realizaram atividades especiais em alusão ao Dia do Livro Infantil.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								