Alunos da rede municipal promovem ação pela paz no aeroporto de Belém

“Paz é silêncio, paz é Deus e paz é amor”. Essa foi uma das mais de 500 mensagens escritas e distribuídas na manhã desta terça-feira, 3, por alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino, no aeroporto internacional de Belém.

A ação Cartas para Paz deu início à abertura das programações do “Projeto Direito de Ser Criança e Adolescente, desenvolvido no período 03 a 21 de maio pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e que tem como objetivo instrumentalizar professores, gestores, pais e alunos para realizar ações educativas que sensibilizem a sociedade civil para a prevenção e combate à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, bem como para o reconhecimento dos indícios destes dentro dos espaços educativos e fora deles.

“É importante trabalharmos essa proposta e é por isso que esse é um trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido desde janeiro nas Unidades de Educação Infantil. Pretendemos com esse projeto disseminar através dos nossos alunos uma cultura de paz no mundo todo, além de protagonizar o direito a uma educação infantil de qualidade”, relatou a coordenadora de Educação Infantil, Célia Pena.

Ainda para a coordenadora, o envolvimento não só dos professores, mas também dos pais em ações como essa vem acarretando resultados positivos e pode ajudar a combater casos de violência contra as crianças e adolescentes. “Pesquisas mostram que normalmente os abusos contra crianças e adolescentes são cometidos por familiares ou pessoas mais próximas da família, o que dificulta o ato da denúncia”, avalia Célia.

Hoje, mais de 800 professores da Secretaria Municipal de Educação são formados nas perspectivas de reconhecer indícios de quando as crianças e adolescentes estão sendo abusados.

Durante a ação, enquanto os professores cantavam músicas acerca da paz, os alunos caracterizados como carteiros entregavam correspondências sobre a cultura da infância às pessoas de outros estados do Brasil que embarcavam e desembarcavam no aeroporto. Até quem passava com pressa pelo local não conseguia conter a admiração e a emoção ao receber sua mensagem seguida de um abraço.

A macapaense Márcia Silva foi um exemplo disso. Ela afirmou ter esquecido todos os compromissos quando se deparou com as crianças no corredor da sala de desembarque do aeroporto. “Eu tenho tanta coisa para resolver aqui em Belém, mas é impossível deixar de prestigiar um projeto grandioso e com tanta importância como esse. Outros estados deveriam se inspirar e copiar a ideia. Eu, por exemplo, levarei a experiência vivida aqui ao meu estado”, afirmou.

A aluna Kezia Pantoja, de apenas 5 anos, desenhou em sua carta a UEI em que estuda. Ela explicou que o desenho representa o seu local de paz favorito. “Eu desenhei minha escola porque lá tenho paz e aprendo sobre a paz, e como quero ser professora vou ensinar as pessoas a saberem dos seus direitos como a minha escola me ensina”, explicou.

Carla Magalhães, mãe da Kezia, acompanhou a sua filha em todos os minutos da ação e disse estar surpresa e satisfeita com os aprendizados que a filha vem adquirindo sobre o tema. “A Kezia era muito tímida e tinha dificuldade de expressar seus sentimentos. Hoje, além de relatar tudo o que acontece no dia a dia dela, ainda escreve cartas e entrega para pais que brigam com seus filhos e é uma verdadeira mensageira da paz.Sinto orgulho e só posso agradecer, pois dessa forma, ela se prepara para se defender e ainda ajuda os coleguinhas”, relatou.

Com o tema “Proteja nossas crianças e adolescentes! Violência Sexual é crime! Faça sua parte, denuncie!”, participaram deste primeiro momento 21 alunos das UEIs Catalina I, Catalina II, Catalina III, Providência, O Revoar das Andorinhas e o Canto do Uirapuru.

A programação segue com oficinas de adereços do Grupo Arraial do Pavulagem, mesa-redonda e caminhadas. O encerramento do projeto será no próximo dia 21, com as atividades desenvolvidas pelas crianças de todas as UEIs.

Texto: Natasha Albarado

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar