Para 160 alunos da rede municipal de ensino a tarde foi de satisfação, conhecimento, troca de vivências e novas perspectivas de vida. Isso porque a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta terça feira, 5, a aula inaugural do Projeto Protagonismo de Adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) e Viva Melhor Sabendo Jovem, que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Belém, Governo do Estado, Unicef e Instituto Peabiru da articulação de redes de jovens e adolescentes.
O Projeto busca desenvolver competências para a participação cidadã de adolescentes e jovens em instâncias formais e informais, promovendo a reflexão e a proposição de políticas públicas, através de atividades que possibilitarão a formação de estudantes que se tornem multiplicadores de uma cultura de paz dentro da comunidade escolar e no entorno das escolas.
Para a articuladora do projeto na Semec, Manuela Porto, o trabalho em rede contribui para que se alcance mais rápido os resultados esperados. “Através das parcerias conseguimos envolver todos os setores da sociedade para tratar de temas nas escolas que são de fundamental importância para a formação do sujeito no exercício de sua cidadania”, ressaltou.
Na rede municipal, o projeto acontece inicialmente em oito escolas: Lauro Chaves, Helder Fialho Dias, Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, Alzira Pernambuco, Maria Luiza Pinto Amaral, Palmira Lins de Carvalho, Gabriel Lage da Silva e Amália Paumgartten.
Assuntos relacionados à Cultura de Paz, prevenção e tratamento do vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, além do uso abusivo de álcool e outros tipos de drogas serão trabalhados por 32 jovens articuladores da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), através de oficinas e palestras com os estudantes destas unidades no período de abril a junho. A idéia é reduzir as desigualdades sociais e propagar os direitos que cada jovem tem à participação, à saúde, à educação, à proteção e ao esporte.
Jairo Amaral é um dos integrantes da equipe de jovens articuladores da PCU, e diz estar feliz e realizado em poder desenvolver um trabalho como este no município. “Tenho orgulho em dizer que já fui aluno da rede municipal de ensino, por este motivo me sinto honrado hoje em poder contribuir positivamente com esta nova geração escolar através do compartilhamento de conteúdos que me ajudaram neste processo formativo. Pretendo sim, abrir um leque de possibilidades para esses alunos, para que futuramente eles possam se tornar multiplicadores e estar no meu lugar de educador a favor de um mundo mais digno e melhor”, destacou.
Além dos estudantes e articuladores jovens, ainda estiveram presentes as representantes do Unicef, Ida de Oliveira; Selli Rosa, do Instituto Peabiru; e Mônica Altman, do Propaz, além da equipe da Diretoria de Educação da Semec e de mais professores e diretores.
Durante a programação, foram apresentados ao público, os vídeos e imagens das atividades desenvolvidas durante as formações, além de alguns relatos de vida de cada jovem articulador que emocionou a muitos alunos presentes.
Jaqueline da Conceição, de apenas 16 anos, mostrou sensibilidade e emoção ao ouvir os relatos de cada jovem. “Posso compreender melhor os relatos, pois já sofri tentativa de violência e na época não sabia como lidar com a situação. Tenho certeza que este projeto me ajudará muito e contribuirá na minha vida. Como futura multiplicadora espero poder orientar as pessoas sobre seus direitos, contribuindo para uma vida digna, de respeito, paz e amor ao próximo”, relatou.
No decorrer do projeto, ainda será realizado o acompanhamento das atividades nas escolas por uma equipe da Diretoria de Educação da Semec, a fim de avaliar e detectar os resultados positivos que cada aluno vem apresentando no seu cotidiano escolar. “É esse apoio que nos dá total confiança de que este será mais um trabalho desenvolvido com excelência no município. Desde janeiro, nós diretores estamos recebendo capacitações para que toda a comunidade, desde os pais dos nossos alunos, sejam envolvidos no projeto, inclusive já estamos nos organizando para um primeiro encontro escolar que possivelmente já nos dará um retorno muito positivo”, finalizou o diretor da Escola Gabriel Lage, Alcemir Rodrigues.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								