Alunos de escola da Prefeitura comemoram oportunidade de conduzir a tocha olímpica

O mês de junho nunca foi tão esperado pelos adolescentes Victor Siqueira Rocha e Maria Victoria Egues Brito, ambos de 13 anos, alunos da Escola Municipal Terezinha Souza, localizada no bairro Castanheira. Os dois alunos foram escolhidos para conduzir pelas ruas de Belém, no próximo dia 15 de junho, a tocha olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos.

Cada estudante vai percorrer 200m do percurso de 32 quilômetros, que começa no Estádio Olímpico do Pará e termina no Portal da Amazônia.

Para Victor Rocha, aluno do 9º ano, os dias se tornaram longos e o clima é de muita expectativa. “Eu mal consigo dormir. Levar a tocha olímpica será um momento único na minha vida, uma oportunidade que poucos têm e eu terei graças à minha escola e também à Prefeitura, que não mede esforços para nos oferecer um bom ensino, ensino que nos trouxe a chance de viver um dia mágico. Estou tão ansioso que os dias parecem demorar a passar”, disse. Victor ainda falou da alegria dos pais com a notícia, “Meus pais nem acreditaram. Eles estão tão felizes quanto eu e vão estar ao meu lado e registrar cada momento do percurso”.

A Escola Municipal Terezinha Souza atende 520 alunos da educação infantil e do ensino fundamental e foi classificada pelo Ministério da Educação (MEC) para fazer parte desse momento histórico por conta do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A escola apresentou, no ano de 2013, a maior pontuação nas séries finais e se destacou perante as demais escolas de Belém.

Por conta da boa classificação, a unidade escolar recebeu orientações do MEC para promover entre os alunos na faixa etária a partir de 12 anos um concurso de redação com o tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, abordando eixos temáticos como “Construindo a paz” e “O espírito olímpico”.

As redações foram avaliadas criteriosamente por uma comissão formada por professores da própria unidade escolar. Foram selecionadas as duas melhores redações, que dariam aos autores a chance de carregar a chama olímpica que veio da Grécia e vai percorrer cerca de 300 cidades antes de chegar ao Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas 2016. Victor Siqueira Rocha e Maria Victoria Egues Brito foram os vencedores.

A diretora da escola, Claudia Jesus, disse que a escolha pela unidade mostra o reconhecimento de uma educação de qualidade oferecida na rede municipal. “Aqui o comprometimento é grande e tudo vem somando para que uma educação de qualidade seja oferecida a todos os nossos alunos. Na rede, nossos professores são qualificados e capacitados. Além disso, eles recebem todo o apoio e suporte para ministrar suas aulas com excelência. Esse, sem dúvidas, é mais um retorno positivo de todos os investimentos realizados em prol da educação em Belém”, afirmou e educadora.

Texto: Natasha Albarado

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar