Seis alunos de escolas públicas municipais vão viajar para Portugal no fim do mês de maio para participar de um intercâmbio cultural, por meio do projeto Conheça o Seu Munícipio, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A Prefeitura Municipal de Belém é que viabiliza a viagem, em parceria com a Casa de Estudos Luso-Amazônicos – Cela/UFPA.
A comitiva belenense é formada por alunos das escolas Honorato Filgueiras (Jurunas), Edson Luís (Guamá), República de Portugal (Marambaia) e Liceu Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci), além de um professor por escola, um coordenador da Cela e um coordenador do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismub)..
O embarque da comitiva acontece no dia 30 de maio, com retorno no dia 14 de junho. Nestes dias, os alunos irão conhecer a cidade de Bragança, visitar os pontos turísticos e as escolas públicas da cidade, além de aprender mais sobre os hábitos, educação, cultura e gastronomia local.
“É uma coisa espetacular. Pra mim, que gosto de estudar geografia, é uma oportunidade muito grande, por isso me interessei e estudei bastante para participar. Eu estou muito feliz e ansioso”, disse o aluno do 8º ano da Escola Honorato Filgueiras, Daniel Pinheiro Silva.
A cidade mais distante que o aluno já visitou foi Bragança, no nordeste do estado, junto com os estudantes portugueses, durante intercâmbio no Pará, realizado no mês de junho do ano passado. A visita fez parte do projeto que proporcionou a vinda de seis alunos, com idade entre 11 e 13 anos, e quatro professores-coordenadores da Escola Pública Miguel Torga, de Bragança, em Portugal, ao Pará, onde conheceram a realidade dos alunos nas escolas públicas de Belém e de algumas outras cidades do Estado.
Como forma de acolher as famílias e preparar os alunos para o que vão encontrar, o cônsul Português no Pará, Joaquim Rosário, se reuniu, no último dia 31, com representantes da Semec, alunos e pais dos alunos para falar sobre o país que os estudantes irão conhecer.
“A cidade de Bragança tem muitas particularidades. É treze vezes menor que o Estado do Pará e é uma terra fria, que tem mais de mil anos de história e, portanto, possui muitas coisas para explorar”, disse o cônsul.
Para os pais dos alunos, a oportunidade é única e irá acrescentar conhecimentos à vida pessoal, estudantil e profissional dos filhos. “É muito gratificante. Eu me sinto orgulhosa em saber que ele vai fazer essa viagem e aprender coisas novas. Eu não tive muitas oportunidades, mas faço de tudo para que ele possa ter. É importante para que ele tenha um futuro melhor. Agradeço a cada um que fez com que essa porta se abrisse”, disse, emocionada, a mãe do aluno, Silvia Pinheira.
Através deste projeto os alunos terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre educação patrimonial e cultural de cidades homônimas entre o Estado do Pará e Portugal, como Bragança, Viseu, Alenquer, Óbidos, entre outras.
A Secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame, fala da importância de os alunos paraenses conhecerem melhor a história de Portugal e o quanto aquele país influenciou o nosso Estado. “O fato de termos cidades no Pará homônimas as de Portugal mostra que os dois países guardam semelhanças e aproximações históricas e culturais”.
Texto: Aline Saavedra
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								