A nação brasileira é apaixonada por esportes, principalmente futebol, seja como atleta, torcedor ou simplesmente admirador. Com o objetivo de estimular a prática esportiva, a disciplina, a disputa saudável, e realizar a interação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realiza neste sábado, 27, e domingo, 28, o I Festival de Futsal para a EJA. Os jogos ocorrem de 8 às 12hs e de 14 às 17hs, no Ginásio de Esportes Altino Pimenta, na Doca de Souza Franco.
Ao todo, 17 escolas municipais da capital, reunindo também os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, disputam o festival, totalizando 270 inscritos. Os alunos foram distribuídos em categorias, de acordo com a idade.
Um dos ganhadores da primeira chave, 1ª categoria, de 15 a 17 anos, masculino, disputada na manhã de hoje, foi o time da escola municipal João Carlos Batista, localizada no bairro da Cabanagem. A equipe balançou a rede três vezes contra o time da escola Parque Amazônia, que não fez nenhum gol.
“Fazer qualquer esporte é muito bom. A gente treinou bastante, fizemos melhor agora e se Deus quiser vamos levar o troféu para a nossa escola. É muito bom representar a escola que estudamos”, disse o artilheiro do jogo, Alex Eduardo Fiel, que fez dois gols na partida.
Jogaram também as escolas Avertano Rocha, que ganhou da escola Ciro Pimenta por 2 a 0, e o Liceu, que ganhou da escola Madalena Raad por 1 a 0. Nos amistosos, ainda jogaram equipes das escolas Florestan Fernandez, Gabriel Lage, Eidorfe Moreira (Escola Bosque), Maroja Neto e Palmira Gabriel.
Cada time foi acompanhado por um representante da escola. A coordenadora da EJA na escola João Carlos Batista, Stefany Freitas, elogiou a iniciativa, que deu aos alunos oportunidades que ultrapassam o ginásio esportivo. “A gente percebe, por exemplo, que esses alunos quase nunca ou nunca haviam saído do bairro onde moram. Participar de um festival e ter um sábado diferente é uma chance que muitos deles nunca tiveram”, disse.
“Eles trabalham de dia e estudam a noite. Tenho certeza que a socialização já é um ganho muito grande, independente da vitória”, revelou o responsável pelo time da escola Maroja Neto, de Mosqueiro, Arnatif Bechara.
Para a diretora do departamento de educação física da Semec, Elizabet Gomes, o festival está contando com uma boa participação de alunos para um primeiro evento e a meta é inserir a atividade no calendário escolar da secretaria.
“A ideia de fazer um festival direcionado para os alunos da EJA foi da técnica pedagógica Aline Marinho, que observou a grande participação destes alunos nos jogos escolares do ano passado. E, hoje, percebemos que de fato eles participam, gostam e isso tudo é importante para a socialização, para incentivar a prática esportiva e para dar uma opção de lazer para todos. Nosso objetivo é dar continuidade nos próximo anos”, afirmou.
Jogam no período da tarde as escolas: Honorato Filgueiras (Jurunas) X Nestor Nonato (Jurunas); Stellina Valmont (Terra-Firme) X João Carlos Batista (Cabanagem); Liceu (Icoaraci) X João Carlos Batista (Cabanagem) na categoria 3ª e 4ª categoria. Os responsáveis pela arbitragem das partidas são os árbitros da Federação Paraense de Futsal.
< Texto: Aline Saavedra
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								