O esforço de um ano de preparação de muitos estudantes, enfim foi recompensado com as aprovações nas Universidades Federal do Pará (UFPA) e Estadual do Pará (UEPA). Os resultados das duas instituições foram divulgados nesta quarta-feira, 23 e quinta-feira, 24, respectivamente.
Após as divulgações dos tão esperados listões, o clima foi de festa e alegria tomou conta dos calouros e professores do Pré-Vestibular Municipal de Belém (PVMB). Os novos calouros logo começaram a comemorar a aprovação do ingresso no ensino superior.
Gratidão – A caloura da UFPA, Camila Cardoso, 29 anos, aprovada para o curso de nutrição, contou que teve dificuldade com o ensino on-line, mas tudo valeu e agora só tem gratidão pela conquista.
“Não é fácil estudar, principalmente, quando o ensino é on-line e se tem dois filhos. A rotina é complicada. Toda vez que chegava notificação no grupo, às vezes, dava vontade de desistir, mas o grupo me incentivava e eu consegui. Agora estou aqui", disse a jovem.
"Agradeço à Prefeitura de Belém por essa oportunidade, pois foi por meio disso que eu consegui. Então, só posso dizer que estou grata, porque era um curso que eu sempre almejei, pelo qual eu luto há muito tempo", agradeceu Camila.
A coordenadora do Pré-Vestibular, Joelma Ferreira, disse que o sentimento é de felicidade por tantas aprovações “Em nome do prefeito de Belém quero parabenizar calouros, professores, equipe técnica e todos que constroem esse trabalho, diariamente. Nosso sentimento é de pura alegria, essa vitória é fruto de um trabalho árduo, de um projeto muito bonito", declarou.
"Estamos no caminho certo. Sabemos que nossos alunos vem de escola pública e que enfrentaram muita dificuldades, principalmente nesse processo de pandemia, mas é uma conquista saber que eles conseguiram vencer”.
Trabalho e vitória – As aulas no cursinho vinham ocorrendo em formato virtual. E essa foi uma das maiores dificuldades entre os alunos, pois o ensino on-line ainda é algo considerado novo para a sociedade. Para os alunos do cursinho também não foi fácil adquirir dados moveis, para estudar em casa, o dificultou muito o aprendizados.
O PVMB conta com mais de 1.500 alunos, que assistiam às aulas on-line e aulas gravadas. Quando aconteceu a flexibilização, que permitiu voltar, de forma gradativa, ao formato presencial, começaram a ocorrer oficinas das matérias, encontros pedagógicos e o projeto de redação Nota 1000.
Iniciativa – Criado em 2015, o Cursinho Pré-vestibular Municipal de Belém é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Escola Bosque (Funbosque). A ação é dirigida a estudantes que moram na cidade e que estudaram em colégios públicos municipais, estaduais e federais. Já são sete anos realizando o sonho de muitos alunos da rede pública de entrar na universidade.
Aprovação – A estudante Abigail Magalhães, 22 anos, realizou o sonho que era entrar na faculdade de enfermagem. Ela foi aprovada na UEPA. “Ano passado não consegui minha aprovação e eu me frustrei muito. Então, este ano voltar para o cursinho foi muito difícil, ainda mais que quando começou foi todo de forma on-line. Mas, quando começamos a ter encontros presenciais, parece que foi uma motivação maior pra mim".
"Quando eu soube que eu passei, eu não acreditei. É que depois de um tempo tentando, a gente não acredita, sabe? É a realização de um sonho grande e fico muito feliz de saber que eu consegui”, conta a caloura da UEPA.
Entre os calouros tambémestá Jéssica Miranda, aprovada no curso de pedagogia da UFPA. Ela diarista e moradora da Terra-Firme. "Eu tô muito feliz. Assim que eu recebi a notícia, liguei pra minha mãe, mas ela não me atendia. Minha mãe é manicure e tava trabalhando. Agradeço tanto vocês terem vindo aqui, pois isso é festa de favela. Sabe, eu não acompanhava a aula ao vivo, eu assistia depois, por conta do trabalho. Mas eu não deixava de assistir todas as aulas".
O professor de redação do PVMB, Milenon Farias, mais conhecido como Jesus, disse que o momento é de suma importância para todos do curso. "É um sentimento de dever cumprido com o projeto. Mas o diferencial do PVMB é a equipe de professores, que são especialistas no Enem, trabalhando de maneira direcionada e com objetividade".
"Portanto, o curso construiu projetos e transformou os mesmos em realidade, para ajudar os alunos. Exemplo de um dos projetos executados foi o Redação nota 1000 PVMB, que contou com uma preparação na redação, de forma incrível com os nossos alunos”, explico o professor Milenon.
Inscrições – As matrículas do cursinho para 2022 estão previstas para março. A inscrição pode ser feita pela internet, no site do PVMB.
Texto: Jeorgia Salum
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								