Na rede municipal de ensino, os estudantes são incentivados diariamente por meio de projetos interdisciplinares ao hábito da leitura e da escrita. Estimulados, os alunos têm apresentado a cada ano um melhor desempenho escolar e cada vez mais conquistam premiações que põem Belém à frente de outros municípios e capitais, como a primeira colocação conquistada no ano de 2015 pela aluna Ana Maria Martins, da Escola Municipal Benvinda de França Messias, no concurso de redação do projeto “ABC da Energia”, da Rede Celpa, que ocorrerá nesta quarta-feira, 09.
Este ano, seis escolas do município de Belém participam do projeto juntamente com outras quatro unidades de educação do município de Ananindeua. Para preparar os jovens, na tarde de segunda-feira, 07, palestras com a temática “O uso seguro, racional e sustentável da energia elétrica” foram ministradas por agentes da Celpa na Escola Inês Maroja, localizada no bairro do Barreiro.
Entre as seis unidades de educação do munícipio selecionadas para participar do “ABC da Energia”, estão: Manuela de Freitas, Alzira Pernambuco, Maria Luiza Pinto Amaral, Inês Maroja, Avertano Rocha e Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso.
De acordo com a técnica Wilma Ribeiro, do Núcleo de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), toda a comunidade escolar, incluindo diretores, professores e estudantes, está muito envolvida e entusiasmada com o concurso. “Este é o momento em que os professores poderão orientar os nossos discentes do 5º ao 9ª ano do ensino fundamental e, dependendo do desenvolvimento na produção textual de cada um acerca do tema, selecionar apenas dois para competir no projeto”, explica. “Esperamos mais uma vez poder trazer a premiação ao nosso município”, completa confiante.
Entre os critérios de avaliação, serão levadas em consideração o consumo familiar dos estudantes concorrentes, na modalidade de tarifa social, que vai premiar com um notebook a escola que cadastrar o maior número possível de alunos beneficiários da tarifa social, considerando o mínimo de 100 cadastros validados pela Celpa; e a de produção textual, que premiará com um notebook e três anos gratuitos de curso de inglês na escola de idiomas Castilha o aluno que se destacar com texto de cunho dissertativo argumentativo.
Atenta a cada detalhe, a estudante do 8º ano Thais Neri, da Escola Inês Maroja, se prepara há algum tempo. “Eu soube do projeto e da primeira colocação que recebemos ano passado, por isso já venho me dedicando há meses, pesquisando sobre o tema, estudando, lendo, tirando dúvidas com os professores e exercitando minha escrita, pois quero poder ser selecionada e através da minha redação dar destaque à minha escola”, destaca.
O concurso de redação do projeto “ABC da Energia” ocorrerá na manhã do próximo dia 09. A premiação dos vencedores será no dia 07 de dezembro.
Texto: Natasha Albarado