“Amor Junino” abre o concurso intermunicipal de quadrilhas

Concurso atraiu 71 grupos representantes de diversos munícipios paraenses.
Quadrilha Amor Junino, de Salinópolis, deu início ao concurso

A quadrilha Amor Junino, do município de Salinópolis, região nordeste do Estado, abriu oficialmente o concurso intermunicipal de Quadrilhas Juninas, realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), na praça Waldemar Henrique, centro da capital paraense.

O concurso faz parte da programação do Arraial de Belém 2025, que reúne ainda mais de 50 atrações da cultura popular, carimbó, bois-bumbás, pássaros juninos e shows artísticos com talentos regionais.

O Arraial de Belém conta com a maior estrutura montada na praça com dois espaços de palco para as apresentações simultâneas. O público escolhe a programação e acompanha toda alegria dos festejos juninos.

Segundo o superintendente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Aiuá Reis Queiroz, que também responde pela coordenação geral da programação, junto com a secretária Cilene Sabino, mais de quatro mil pessoas representantes dos grupos folclóricos, quadrilhas e artistas deverão se apresentar no Arraial, nesta edição de 2025.

O concurso intermunicipal de quadrilhas juninas pagará a maior premiação da história do certame. São R$ 40 mil reais para a quadrilha campeã. “Nós convidamos o público de Belém a participar desse grande arraial. A Prefeitura de Belém, por meio de todas suas secretarias, está garantindo segurança, acessibilidade, trânsito, organização do comércio ambulante e atendimento médico de urgência e emergência. Então, está tudo pronto para que a população de Belém venha participar e prestigiar o Arraial organizado para alegria da população de Belém”, destacou o superintendente.

Quadrilha Mirim “Os Sapequinhas da Radional”, do bairro da Condor, abriu a programação do Arraial 2025, com tema “O Mundo Encantado dos Brinquedos de Miriti”. A quadrilha reúne 43 crianças com idade 9 a 16 anos.

Quadrilha Mirim Sapequinas da Radional apresentou o tema “O Mundo Encantado dos Brinquedos de Miriti”. Foto: Jader Paes/Agência Belém

A coordenadora Soraia Azevedo, estava muito emocionada com a apresentação. “Estamos muito felizes com esse convite da Prefeitura de Belém em abrir essa programação como convidada especial. Uma honra para nossa quadrilha e nossa comunidade”, disse ela, que cantou e vibrou muito com o espetáculo das crianças no palco do Arraial. “Tudo muito lindo, muito obrigada pelo convite”, disse o diretor da quadrilha, Jair Santos.

As idosas da Associação Recreativa Cultural Pedreirense, também se apresentaram, compondo a quadrilha junina “Aroma de Patchouli”. “Nosso grupo é grande e ficamos muito felizes em estar participando do Arraial de Belém como convidadas especiais”, disse Telma Figueredo, que também participou do concurso de Miss da Terceira Idade.

Cinco candidatas do concurso da terceira idade desfilaram para os jurados esbanjando simpatia e vitalidade. A aposentada Suzana Cabeça, 65, moradora do bairro da Castanheira, disse que estava muito contente com o arraial. Ela já ganhou concursos de beleza e espera repetir o feito. “Eu quero ser campeã, mas vou aguardar o resultado”, disse ela.

Emoção marca estreia da quadrilha Amor Junino, de Salinópolis

Quadrilha Amor Junino, de Salinópolis, deu início ao concurso.

Muita emoção marcou a apresentação da quadrilha Amor Junino, de Salinópolis, que abriu oficialmente o concurso intermunicipal de quadrilhas do Arraial de Belém 2025. Com tema “A Saga do Vaqueiro Nordestino”, o grupo fez uma apresentação dentro do tempo e deixou o palco com bastante confiança.

“Ficamos entre as cinco melhores do concurso de Tracuateua e esperamos nos firmar nesse concurso de Belém, que está de parabéns pela organização e infraestrutura de primeira qualidade. Nossa palavra é só de gratidão”, disse Josiel Damasceno, diretor do grupo. “Viajamos mais de três horas para estar aqui nesse Arraial de Belém e estamos muito felizes”, completou.

O concurso intermunicipal de quadrilhas juninas tem representantes dos municípios da Região Metropolitana de Belém, Nordeste e Sudeste paraense, e arquipélago do Marajó com nove grupos representantes das cidades de Soure, Breves, Cachoeira do Arari e Oeiras do Pará.

Programação na Cuia Acústica reúne cultura popular e artistas

Cuia acústica reuniu Bois-Bumbás, Carimbó, Toadas, grupos Parafolclóricos e outros artistas.

No primeiro dia do Arraial de Belém 2025, se apresentaram nove quadrilhas juninas no piano-palco e outras nove atrações na cuia acústica. A programação da cuia foi aberta pelo Boi-Bumbá Flor da Juventude, em seguida houve show do grupo de carimbó “Frutos do Pará”; em seguida a Toada Ayraquitã; grupo Parafolclórico Paranativos; Boi-Bumbá Estrela Dalva, um dos mais populares de Belém; Parafolclórico Encantos do Curió; Toada Awaité; e Carimbó Estilizado Carimbolando. A programação fechou com apresentação do cantor Gabriel Pompeu.

A programação do Arraial de Belém segue por todo este final de semana, nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho; e dias 04, 05, e 06 de julho.

O Arraial de Belém também tem programação nos distritos de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar