Ano letivo em Belém começa com anúncio de novos investimentos em Educação

Os mais de 70 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Belém retornam às aulas na próxima quinta-feira,19. Nesta última semana de férias, o momento é de preparação e de expectativa pela continuidade dos investimentos aplicados na Educação Básica, que vão assegurar já neste primeiro semestre a abertura de 600 novas vagas, além do conforto daqueles que serão recebidos nas unidades educacionais reformadas e ampliadas.

A primeira unidade educacional a ser entregue pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) no próximo mês será a Erê, localizada no bairro do Barreiro. O prédio recebeu reforma completa em sua estrutura e agora conta com quatro salas de aula e dois berçários climatizados, banheiros, refeitório, lavanderia, brinquedoteca e playground. Além disso, a unidade funcionará em regime integral.

Posteriormente serão entregues para a comunidade do bairro do Tapanã e Benguí, as novas Escolas de Educação Infantil Professora Elvira Sacramento de Quadro e São Clemente, ambas com disponibilidade de 200 vagas.

Para Karen Nascimento Cavalcante, 28, moradora do bairro do Benguí há 10 anos, a nova escola será um ganho muito grande para a comunidade. “Tenho uma filha pequena e que precisa estudar aqui por perto por conta do meu trabalho. Uma escola em funcionamento integral aqui no entorno era de extrema necessidade. Estou muito feliz com esse grande investimento, que favorecerá todos que residem aqui no bairro, principalmente aquelas mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos”, disse.

No segundo semestre deste ano, serão entregues ainda as escolas São Silvestre, no bairro Jurunas; a nova Escola de Educação Infantil Campos Elísios, que ofertará mais 200 vagas para a população do bairro Tapanã; e a Escola Manuela Freitas, localizada no Guamá, que após passar por reforma disponibiliza quadra de esportes coberta com estrutura metálica, auditório, laboratório de ciências, sala de música, sala de reunião e de informática, biblioteca, sala de arte, banheiros, refeitório, área de lazer, acessibilidade e o total de quinze salas de aula, todas climatizadas.

A aquisição dos novos espaços já beneficiou de imediato a dona de casa Maria de Nazaré Trindade, 42, que tranquilamente realizou a matrícula de seus três netos pequenos, sem precisar perder muito tempo ou se deslocar para longe de onde mora. “Não perdi tempo. Logo que iniciaram as matrículas organizei a documentação dos meninos e fui até a nova escola para matriculá-los”, contou.

Satisfeita, ela ainda ressaltou a felicidade e ansiedade identificada na comunidade do bairro do Tapanã, com a volta às aulas. “Antes tínhamos que levar nossas crianças até a beira da rodovia do Tapanã, mas agora temos na rua de casa uma escola de qualidade, espaçosa e muito bonita que contribuirá na educação de nossos filhos e netos”, completa.

Este ano foram disponibilizadas 75 mil vagas na rede, sendo 52 mil para o Ensino Fundamental incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 23 mil para atender alunos da Educação Infantil.

A secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, explica que apesar de o período de matrículas ter encerrado no dia 28 de dezembro, os pais e responsáveis que ainda necessitem matricular suas crianças podem procurar a unidade de ensino mais próxima de onde moram. “Nenhuma criança vai ficar fora da escola, então o alerta é para que os pais procurem as nossas unidades o mais rápido possível para darmos início ao ano letivo que já inicia na próxima semana”, destacou.

Serviço

Para realizar a matrícula o responsável deve ir até a escola em que pretende que o aluno estude, apresentando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou Registro Geral; comprovante de residência; ressalva ou histórico escolar se for remanejado de outro município ou da rede estadual e carteira de vacinação (para a Educação Infantil).

Texto: Natasha Albarado

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar