Após roubo de materiais, PMB reforça exigência da identificação dos agentes de endemias

Após a ocorrência de roubo de materiais de trabalho utilizados por agentes de saúde do município, a Prefeitura de Belém orienta a população para que exija a identificação dos agentes que atuam no controle de endemias na capital e pede que os moradores continuem empenhados em diminuir a ocorrência das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. O trabalho é realizado pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e vem alcançando bons resultados.

“É importante que a população não tome esse fato, isolado, como uma ação que venha coibir a entrada dos agentes nos imóveis, porque o trabalho deles, que vem sendo desenvolvido nos últimos meses, têm favorecido a redução do número de casos de doenças como dengue, zika e febre chikungunya, além dos índices de infestação do mosquito, que diminuiu de 3,6% para 1,6% em Belém”, ressalta David Rosário, coordenador da Divisão de Controle de Endemias da Sesma.

O roubo ocorreu na madrugada do dia 25, na Escola Núcleo Social Quatorze de Abril, do bairro do Guamá. No local funciona o ponto de apoio para os Agentes de Controle de Endemias do Distrito Administrativo Guamá (Dagua)*, de onde foram furtados uma camisa e um crachá de funcionário do Controle de Endemias, nove bolsas personalizadas, nove lanternas, nove blocos de formulários de Controle de Endemias e oito potes de larvicida.

Atuação – Quem tiver dúvidas sobre a identificação do agente, pode solicitar a apresentação do crachá onde estão os dados do servidor e um contato do departamento em que ele atua. Neste caso, o morador pode ligar e confirmar a identidade e a designação do agente para aquele local.

Os números telefônicos disponíveis por distrito são:

Damos – Mosqueiro (Aeroporto, Ariramba, Baía do Sol, Bonfim, Carananduba, Caruará, Chapéu Virado, Farol, Mangueiras, Maracajá, Marahú, Murubira, Natal do Murubira, Paraíso, Porto Arthur, Praia Grande, São Francisco, Sucurijuquara e Vila) – 0800 091 3344.

Daout – Outeiro (Água Boa, Itaiteua, Brasília e São João) – 0800 091 2859.

Daico – Icoaraci (Agulha, Águas Negras, Campina de Icoaraci, Parque Guajará, Maracacuera,Tenoné, Paracuri, Cruzeiro e Ponta Grossa) – 3227-3355.

Daben – Benguí (Tapanã, Benguí, Parque Verde, Cabanagem, Pratinha, São Clemente, Coqueiro e Una) – 3297-3275.

Daent – Entroncamento (Val-de-cans, Mangueirão, Castanheira, Guanabara, Marambaia, Souza, Curió-utinga, Águas Lindas, Aurá, Universitário) – 0800-091-6371.

Dagua – Guamá (Jurunas, Terra Firme, Guamá, Condor, Canudos e Cremação) – 0800-095-1691.

Dabel – Belém (Umarizal, Reduto, Nazaré, Campina, Batista Campos, Cidade Velha, São Brás e Marco): 3344-2464.

Dasac – Sacramenta (Telégrafo, Fátima, Sacramenta, Maracangalha, Barreiro, Miramar e Pedreira) – 3344-0271.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar