João Moreira de Souza é aposentado, com 66 anos de idade, os cabelos já grisalhos e pai de 4 filhos, ele conta com ar sorridente a história de como se tornou um verdadeiro defensor da preservação da natureza na cidade de Belém, no ano de 1997. “Eu decidi que não iria ficar sem fazer nada, precisava de alguma coisa, um trabalho que pudesse ocupar meu tempo. Então, reparei que a população jogava muito lixo nos canteiros das árvores, e decidi mudar aquele cenário”.
Morador da Avenida Governador José Malcher, antiga São Jerônimo, João começou o trabalho na porta da sua casa, realizando a limpeza dos canteiros, replantio de árvores e construção de placas de conscientização. “No início as pessoas não estavam nem aí, mas depois eu conquistei o respeito delas e elas começaram a cuidar, também, desses espaços”, conta o aposentado.
João Moreira se tornou um importante aliado da prefeitura de Belém, que por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) tem a missão de preservar as áreas verdes da cidade. Somente em 2015, um total de 5.711 árvores foram podadas pela gestão municipal, sendo 2045 mangueiras, e 400 novas árvores foram plantadas.
Ações como podas de elevação, retirada de ervas de passarinho e replantio de árvores são realizadas regularmente pela prefeitura. Porém, o aposentado e defensor da natureza, João Moreira, reforça que tudo seria melhor “se cada um tomasse consciência da importância de preservar”.
As diversas placas de conscientização instaladas por ele na avenida José Bonifácio, passando pela José Malcher até o final da Travessa 14 de Março, tem o objetivo de chamar a atenção da população para a preservação do meio ambiente e a construção de uma cidade mais limpa.
“Se todos ajudarem e considerarem esse espaço parte de suas residências, vamos deixar essa cidade ainda mais bonita para os seus 400 anos”, finaliza entusiasmado.
Texto: Bruno Menezes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								