Moradores de Belém que enfrentam problemas com a falta de água, cobrança indevida na fatura, além de outras situações relacionadas ao saneamento da cidade poderão buscar informações neste final de semana.
A ação itinerante da Agência Reguladora de Belém (Arbel) estará montada na Praça Batista Campos, no domingo, 12, das 9h às 12h, levando orientação aos usuários dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
“Todo aquele que passar por qualquer dificuldade relacionada à distribuição de água e coleta de resíduos sólidos terá acesso às informações necessárias para a solução dos problemas. O papel da Agência é justamente contribuir para a mediação dos conflitos entre os usuários e as empresas prestadoras do serviço de saneamento”, destacou diretora-presidente da Arbel, Eliana Uchoa. “Os consumidores também terão a oportunidade de apresentar sugestões às operadoras dos serviços de saneamento”, completou.
Como parte da programação, serão também realizadas atividades lúdicas de educação ambiental para adultos e crianças voltadas ao uso racional de água e coleta seletiva. Além disso, as equipes de educação ambiental da autarquia darão orientações sobre destinação correta para os resíduos orgânicos.
A ação terá a participação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) que estará com sua equipe oferendo atividades lúdicas e educativas.
Dentro das atividades de educação sanitária e ambiental, o circuito contará com pneus reaproveitados e disposição de lixeiras para cada tipo de resíduo (papel, plástico, metal) e composteira doméstica. Adultos e crianças também terão acesso a um painel com as etapas de uso da água, onde poderão fazer as conexões desde a coleta até o abastecimento.
Missão – A Arbel tem como missão institucional a regulação dos serviços públicos de saneamento básico de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e de drenagem, além do manejo das águas pluviais, do Município de Belém. É responsável, entre outras atividades, por estabelecer normas, fiscalizar as tarifas dos serviços públicos regulados e intermediar conflitos.
Mas, antes de procurar a Arbel, o consumidor deve primeiro entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC (Ouvidorias) da Cosanpa ou Sesan.
A Arbel atua em última instância de atendimento. Os usuários podem solicitar sua intervenção quando não forem atendidos de forma satisfatória pela prestadora, ou quando obtiver uma resposta que não esteja satisfeito.
A diretora-presidente da Arbel orienta que o usuário também pode procurar a agência reguladora para obter informações. “Quem não puder ir até a Praça Batista Campos neste final de semana pode procurar a Arbel, de segunda a sexta, das 8h às 17h”. O endereço é Rua Curuçá, nº 555, entre as travessas José Pio e Manoel Evaristo, bairro do Telégrafo. Telefone para contato: (91) 98464-7478.
Serviço 
Arbel Itinerante 
Domingo, dia 12, das 9h às 12h
Local: Praça Batista Campos.
Texto: Lauro Lima
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								