Na noite de sábado, 22, em clima alegre, ao som do forró e com várias comidas típicas juninas, os moradores da ilha de Cotijuba receberam mais uma edição do Arraiá da Capitá, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout) e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). A festividade teve apresentação de grupos culturais e shows musicais, que garantiram diversão para todos.
A programação foi realizada na praça Antônio Tavernard, em frente ao antigo Educandário Nogueira Farias, e reuniu muitas famílias em busca de opções de lazer. As irmãs gêmeas Fabíola Lira e Fernanda Lira, de 10 anos, se divertiram com as brincadeiras e foram as vencedoras da disputa na corrida do saco. “Estamos aproveitando muito as gincanas desta festa junina e ainda ganhamos a corrida”, comemorou a estudante Fernanda.
Luiz Carlos de Jesus, chefe da Divisão das Ilhas da Arout, destacou a relação muito positiva entre a Prefeitura de Belém, os moradores de Cotijuba e as ilhas próximas. “São muitas ações em educação, de limpeza, lazer e, principalmente, grandes investimentos nas vias da ilha, com instalação de nova iluminação pública e pavimentação em concreto”, disse.
“Agradecemos a atenção da Prefeitura de Belém, e estamos vendo que os moradores receberam, com alegria e de braços abertos, o Arraiá da Capitá realizado na ilha de Cotijuba. É bonito ver a comunidade participando de um evento em que a cultura paraense é a protagonista”, finalizou Luiz Carlos de Jesus.
Festa – O tradicional pau de sebo também reuniu e agitou a garotada de Cotijuba. O estudante Caio Magno dos Santos, de 11 anos, conseguiu subir ao topo e levou a premiação, “Foi muito cansativo, mas a premiação era boa e valeu o esforço”, disse Caio.
Antônio Carlos Santos, de 55 anos, conferiu todo o movimento na praça, juntamente com seu animal de estimação, uma papagaia. “Essa programação junina está muito animada. Nossas crianças, amigos e visitantes estão aproveitando essa ótima opção de lazer”, destacou Antônio.
A venda de comidas típicas ficou por conta das permissionárias da praça Antônio Tavernard, que serviram o melhor da gastronomia local. No ano de 2017, a vendedora de comidas, Amanda Pereira, de 30 anos, participou da oitava edição do Festival Brasil Sabor, realizado em Belém. Desde essa época, a relação dela com receitas locais se transformou em uma grande paixão. “O evento é muito importante para todos nós, especialmente, para quem aproveita e tem a oportunidade para vender alimentos e bebidas típicos do Pará”, detalhou Amanda Pereira.
Durante a programação, atrações locais e uma quadrilha da ilha de Cotijuba deram maior brilho ao evento. O grande destaque da festividade foi a participação da quadrilha junina Moreninha da Campinha, de Icoaraci.
A dona de casa Ângela Maria Azevedo, de 42 anos, elogiou o evento e as apresentações dos grupos. “A programação foi bonita, com muita animação para os moradores, que aplaudiram as quadrilhas que se apresentaram. Foi tudo muito tranquilo, e afirmo que precisamos de mais momentos assim”, disse Ângela.
Texto: Talison Lima
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								