Arraiá da Capitá: penúltimo dia da fase eliminatória foi acirrada

A primeira fase do concurso junino do “Arraiá da Capitá” da prefeitura de Belém, organizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), foi marcada por uma disputa acirrada entre as quadrilhas juninas, que buscam uma vaga entre os 30 lugares da final do concurso deste ano.

Nesta terça-feira, 24, a disputa não foi diferente. Muitas cores e danças bem elaboradas foram as apostas para chamar a atenção do júri, que se mantinham atento para cada detalhe das equipes. Para receber suas notas, as quadrilhas passam pela avaliação de cinco quesitos: traje, evolução, marcação, conjunto, coreografia. Os dez jurados atentos para cada momento, priorizam a tradição de uma autêntica quadrilha junina. Eles focam nos detalhes trazidos pelos grupos, que são definidos por quatro estilos de apresentação.

O jurado Luiz Pinheiro, comentou que os estilos: “matuto”, “balezão” (estilos de danças contemporâneas), “coreografias rápidas” e as “quadrilhas tradicionais”, tornam nossa quadra junina uma das mais completas e ricas quando se fala em tradição. “Devemos ter muito cuidado na hora de dar a pontuação. Antes das competições todos os jurados passam por palestras para poder participar do concurso. Somos peças muito importantes nesse processo e devemos agir como tal”, explica Luiz.

A vendedora Edilane Figueroa, disse que já tem sua quadrilha favorita e agora torce para que ela fique entre as 30 melhores, para poder participar da final. “Espero todos os anos para que essa data chegue e já estou na torcida para que a quadrilha que torço vença”, completa Edilane.

Marcos Marques, diretor cultural da Fumbel, relatou que essas competições foram uma das mais emocionantes que já viu. “Foi lindo ver o esforço das quadrilhas, agora vamos nos preparar a partir de amanhã para a grande final que vai acontecer nos dias 27 e 28 de junho. Com certeza vamos presenciar uma grande espetáculo”, finaliza Marcos.

Programação:

25 de junho (quarta-feira)

– Apuração do concurso de quadrilhas juninas adultas (fase eliminatória) – 17h00 às 21h00

26 de junho (quinta-feira)

– Concurso melhor idade e miss caipira gay – 18h00 às 00h00

27 de junho (sexta-feira)

– Concurso de quadrilhas juninas adultas (fase final) – 18h00 às 00h00

28 de junho (sábado)

– Concurso de quadrilhas juninas adultas (fase final) – 18h00 às 00h00

29 de junho (domingo)

– Apuração do concurso das quadrilhas juninas adultas e mirins – 10h00 às 14h00

– Festa de Premiação – 19h00 às 00h00

Palco Show:

Apresentações de grupos parafolcóricos, toadas e bandas regionais de 13 a 29 de junho, a partir das 19h00.

Texto: Hugo Figueiredo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar