O público lotou a praça Waldemar Henrique para acompanhar a primeira noite do Arraial da Nossa Gente, nesta quarta-feira, 15. O retorno dos festejos juninos animou a população, que foi prestigiar os grupos de cultura popular que se apresentaram na abertura do evento.
A bombeiro civil Yasmin Nunes levou a filha Clara Janine de 2 anos para aproveitar o Arraial da Nossa Gente. “É muito bom ter a festa junina de volta para alegrar a cidade, estávamos sentindo falta disso”, conta Yasmin.
Reencontro – Um sentimento de reencontro marcou a abertura do concurso de quadrilhas juninas. Há dois anos a disputa não era realizada por causa da pandemia de covid-19, mas com o avanço da vacinação contra a doença em Belém, os festejos retornaram para o modelo presencial.
O sentimento também se deve ao fato da praça Maestro Waldemar Henrique voltar a ser palco do concurso de quadrilhas na cidade, após cerca de oito anos longe do espaço.
“É uma felicidade poder voltar para cá com saúde para aproveitar essa praça de maneira gratuita e prestigiar toda essa alegria que tem aqui”, desabafa a assistente social Jarlene Sepeda, que aproveitou a festa ao lado da mãe, Maria José da Silva.
Concurso de quadrilhas
Oito quadrilhas juninas se apresentaram no Piano Palco da praça Waldemar Henrique na primeira noite do Arraial da Nossa Gente. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues deu o pontapé inicial na programação junina do município.
“Foram 16 anos de abandono da cultura popular em Belém, por isso, ver as quadrilhas se apresentando na praça Waldemar Henrique novamente é a expressão de uma Belém que quer mostrar seu brilho”, ressaltou Edmilson Rodrigues.
Ao todo, 34 quadrilhas participam do Arraial da Nossa Gente, que segue até o dia 30 deste mês de junho, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita. O evento é promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Para Jairo Souza, integrante da quadrilha Balão de Ouro, do bairro do Mangueirão, voltar a se apresentar está sendo maravilhoso. “Para mim é uma sensação indescritível poder voltar a me apresentar aqui nessa praça, onde eu me apresentei a primeira vez há 21 anos”, contou Jairo
A miss negritude da quadrilha Balão de Ouro, Camilly Santos, também vive a emoção de voltar a se apresentar no concurso de quadrilhas da Prefeitura de Belém. “Hoje nós quadrilheiros estamos voltando com tudo, após dois anos parados por causa da covid-19. É muito emocionante poder voltarmos a nos apresentar para o nosso público”, informou a dançarina.
Grande festa
“A população vai achar aqui no Arraial da Nossa Gente o encontro da cultura com a história. A prefeitura montou uma grande festa para realizar um dos maiores concursos de quadrilhas do norte do Brasil”, informou o presidente da Fumbel, Michel Pinho.
Cada quadrilha tem um tempo máximo de apresentação de 20 minutos. O julgamento considera os quesitos: conjunto, traje, coreografia, marcação e evolução por júri escolhido pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) via edital de seleção.
As quadrilhas melhores pontuadas e classificadas na ordem crescente receberão premiação de troféus e valor em dinheiro pela Fumbel. Também devem ser premiados o melhor marcador, coreógrafo e estilista de traje junino.
O concurso de Miss Juninas do Arraial da Nossa Gente ocorrerá entre os dias 24 e 26 de junho, também na praça Waldemar Henrique e deve escolher o 1º, 2º e 3º lugares das miss caipira, simpatia, negritude, LGBTQIA+ e melhor idade.
Apresentação cultural
Além da apresentação de quadrilhas juninas também ocorre na praça Waldemar Henrique as apresentações das mostras culturais durante as noites do Arraial da Nossa Gente. As apresentações ocorrem na Concha Acústica da praça, por onde devem passar grupos parafolclóricos, bois-bumbá, toadas e de carimbó.
“É uma felicidade poder voltar para cá com saúde para aproveitar essa praça de maneira gratuita e prestigiar toda essa alegria que tem aqui”, desabafa a assistente social Jarlene Sepeda, que aproveitou a festa ao lado da mãe Maria José da Silva.
Para o integrante da quadrilha Balão de Ouro do bairro do Mangueirão, Jairo Souza, voltar a se apresentar está sendo maravilhoso. “Para mim é uma sensação indescritível poder voltar a me apresentar aqui nessa praça onde eu me apresentei a primeira vez há 21 anos”, conta Jairo
A miss negritude da Balão de Ouro, Camilly Santos, também vive a emoção de voltar a se apresentar no concurso de quadrilhas da Prefeitura de Belém. “Hoje nós quadrilheiros estamos voltando com tudo, após dois anos parados por causa da covid-19. É muito emocionante poder voltar a se apresentar para o nosso público”, diz a dançarina.
“A população vai dispor aqui no Arraial da Nossa Gente do encontro da cultura com a história. A prefeitura montou uma grande festa para realizar um dos maiores concursos de quadrilhas do norte do Brasil”, afirma o presidente da Fumbel, Michel Pinho.
Texto: Fabricio Lopes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								