Arte, cultura e interação marcam o Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público, comemorado nesta quinta-feira, 28, foi marcado por um encontro celebrativo, na Praça Milton Trindade, antes Horto Municipal, no bairro da Batista Campos. Lá, estiveram reunidos servidores de diversas secretarias do município para um café da manhã especial acompanhado de apresentações culturais, feira de artesanato e apresentação do Coral dos Servidores da Prefeitura de Belém.

“Esse dia é importantíssimo. E esse evento faz muita diferença na vida dos funcionários públicos. A gente só tem agradecer por esse governo que nos proporciona momento de cultura e arte, que precisamos tanto. A gente precisa desse trabalho que a prefeitura está desenvolvendo junto ao servidor, essa preocupação e esse cuidado que a gestão tem com a gente”, comentou o servidor público do município Miguel Carlos Sousa, 58, que há 35 anos trabalha no setor da Assessoria de Informática da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, acompanhado dos titulares da secretarias municipais participaram da programação e conversaram com os servidores. “Nosso governo é constituído por vários servidores públicos. Por isso, valorizamos o servidor, acreditamos que o trabalho dele é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. Temos esse olhar carinhoso para o servidor e compreendemos a sua importância e temos políticas de valorização para o servidor”, pontuou Edilson.

Entre as políticas de valorização do servidor público, o vice-prefeito destacou o recente trabalho da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizada em conjunto com a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos (SecDH), que desenvolveu um curso para que ele possa identificar a violência contra a criança e adolescente. “A prefeitura começou a fazer o trabalho de preparar o servidor das escolas municipais, para que esse servidor detecte as dificuldades vividas por crianças e adolescentes no seu cotidiano”, disse.

Na busca pela valorização do servidor do município, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), promove reuniões na mesa de negociação para debater, por exemplo, questões de melhorias de trabalho e reajuste salarial.

Para além do servidor, que atende a população belenense em diversas áreas, a Semad fomenta a cultura da arte e do artesanato produzido pelo funcionário público. Como é o caso da Vera Santana, 45, que trabalha há mais de vinte anos no Controle Interno da Semad. Ela produz artesanato decorativo utilizando colagem em garrafas de vidro que ficou em exposição na Feira de Artesanato, na Praça do Horto.

Para ela, ter um evento que valorize o funcionário público é importante. "Há muitos anos a gente não era valorizado, nunca fomos valorizados. E graças a Deus o nosso prefeito tem essa atenção com os servidores”, afirmou Santana.

Valorização artística

A ação, também, oportunizou aos servidores a realizarem apresentações artísticas no âmbito da música, poesia e do artesanato na “Mostra Livre de Arte dos Servidores”. Nela, o servidor cantou e dançou músicas regionais executadas pelo saxofonista da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, Eduardo Lima.

O público curtiu, ainda, o som da dupla de servidores Nilk Oliveira e Johnny dos teclados. A Mostra contou a participação da ouvidora do município, Márcia Kambeba, que entoou cânticos indígenas e declamou poesia. Ao longo da manhã, foram exibidos vídeos.

Sobre o Dia do Servidor Público a titular da Secretaria Municipal de Administração, Jurandir Santos Novaes, lembra que ação faz parte do projeto maior do governo municipal. “Esse dia mostra que o nosso governo é um governo que tem no seu eixo central o diálogo. Temos um projeto de valorização, que é de longa duração, e estamos dando passos a cada momento".

Ao londo deste ano, destacou a secretária, o governo anunciou a negociação feita com servidores sobre começar em janeiro, em 2022, a reposição salarial. "Anunciamos, também, o avanço progressivo para recompor o vale-alimentação. Para além disso, temos momentos como esse aqui, que faz parte da dimensão humana do acolhimento e do direito, e que o servidor precisa para expressar sua arte e sua cultura”, afirmou.

A servidora pública, Débora Jennings, que trabalha no Controle Interno da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), disse que o evento foi "relevante para valorizar e unir, ainda mais, a categoria, pois, em eventos como esse, conhecemos mais os nossos pares e isso fortalece o nosso trabalho no dia a dia”.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar