Árvore em risco de queda é retirada do Bosque Rodrigues Alves

Após um trabalho de vistoria, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), detectaram a necessidade de retirar uma árvore que apresentava risco de queda no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco. O serviço de retirada ocorreu na nesta sexta-feira, 23.

“O vegetal estava com uma inclinação bastante acentuada, e por estar localizado bem próximo da via pública, podia vir a tombar e causar maiores transtornos para a população. A Semma tenta de todas as maneiras poupar uma árvore de ser retirada, fazendo o acompanhamento técnico, mas nesse caso não foi possível”, detalha o técnico Francisco Sebastião Junior, que acompanhou o trabalho. A árvore retirada era uma Timborama, com cerca de 50 anos e 30 metros de altura.

De acordo com o diretor do Bosque Rodrigues Alves, Roberto Pinheiro, essa vistoria preventiva é feita regularmente. “A equipe de flora realiza diariamente a vistora nas árvores do Bosque, para verificar se tem alguma com risco de queda, ou galhos que estejam desestabilizando o vegetal. Assim que é identificada uma árvore em risco fazemos a retirada, para assim evitar maiores transtornos para os visitantes e a população em geral”.

Durante a ação, a equipe da Semma também fez a poda de outras árvores. Entre elas está uma da espécie Taxi-Branco, com mais de 25 metros de altura. “Essa árvore estava muito alta e por ser centenária precisamos dar uma atenção especial”, explica o técnico Francisco Junior.

Semma

Para solicitar serviços de manutenção e vistoria de árvores que estão em vias públicas, o interessado deve procurar a Semma, que fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078. Mais informações pelo telefone 3242-0090.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar