Árvores da Travessa 14 de Março recebem manutenção

As árvores da Travessa 14 de Março, no trecho entre a Oliveira belo e Bernal do Couto, no bairro do Umarizal, receberam serviços preventivos de manutenção neste sábado, 23. A ação tem como objetivo retirar as ervas-de-passarinho e podar os vegetais, evitando assim, os riscos de queda. A ação foi realizada pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma).

A poda de árvores que estão em vias públicas é realizada com frequência. Aos finais de semana, a Semma realiza operações especiais. “Nossas equipes estão diariamente nas ruas realizando a manutenção e vistoria das árvores. Durante os sábados e domingos, realizamos operações especiais, para evitar maiores transtornos para a população. A Travessa 14 de Março, no trecho em que realizamos o serviço, é um local complicado, pois temos o Pronto-Socorro. Mas conseguimos realizar com sucesso a manutenção”, explicou a diretora do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP) da Semma, Simone Brito.

A manutenção preventiva evita a queda de vegetais durante as fortes chuvas em Belém. “Quando realizamos a poda retiramos as ervas-de-passarinho, além de tirar o peso da copa da árvore”, completou Simone.

A dona de casa Glória da Silva, que passava pelo local, aprovou a ação. “Sabemos que em Belém temos árvores muito antigas, porém elas não podem ser simplesmente cortadas para evitar que caiam. Elas são seres vivos e precisam de cuidado”, afirmou.

No decorrer do trabalho, a equipe da Semma detectou a necessidade de retirar uma árvore da espécie acácia, que estava oca e apresentava, assim, risco de queda.

Ainda neste sábado, 23, equipes da Semma estiveram na avenida José Malcher, próximo à avenida Alcindo Cacela, e retiraram duas mangueiras. “Essas árvores estavam comprometidas e já tinha sido cortada a copa do vegetal, deixando apenas o tronco. Hoje o serviço foi finalizado”, explicou a diretora do DAVP.

No local será plantada uma nova árvore. “De acordo com as instruções do Plano Municipal de Arborização, quando retiramos uma mangueira, temos que plantar outra da mesma espécie. Porém temos que respeitar as normas estabelecidas. Nesse caso, uma das árvores estava muito próxima à esquina da via, e precisamos ter pelo menos cinco metros de distância. Por isso não será possível replantar nesse local, pois ela estava apenas a dois metros de distância”, detalhou Simone Brito.

Para realizar a ação com segurança foi necessário fazer o desligamento da energia elétrica e desvio do trânsito. A ação contou com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Celpa.

Domingo – A ação segue neste domingo, 24, das 8 às 13 horas, na travessa 9 de Janeiro, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Magalhães Barata.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar