Em Mosqueiro, os trapiches e pontes facilitam o cotidiano de quem mora, visita ou vive do comércio na ilha. No início de maio, a Prefeitura de Belém investe na recuperação de quatro estruturas: os trapiches da Vila, Mari Mari e Paraguai, além do Porto Pelé. As obras devem durar 45 dias e têm a previsão de serem concluídas em 10 de junho.
Responsável pelos serviços no porto Pelé e no trapiche Paraguai, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) contratou a empresa RKL Engenharia após licitação. Segundo avaliação do Diretor do Departamento de Obras Viárias (DEOV) da Sesan, Germano Oliveira, “as obras estão correndo dentro do prazo previsto, apesar da chuva dos últimos dias terem atrapalhado um pouco”, mas segundo o diretor, o prazo para a entrega não será afetado.
Para revitalização do trapiche e passarelas que estavam comprometidos a Prefeitura, através da Sesan, investiu R$153.900 para os serviços no Porto Pelé e mais de R$148 para a revitalização da passarela e das estivas do Paraguai.
Para o agente distrital de Mosqueiro, Gilberto Nascimento, é fundamental manter portos e trapiches em boas condições de uso. “O porto Pelé é de grande importância porque atende os ribeirinhos do entorno e garante o acesso dos professores às escolas. O porto da Vila é outro exemplo, já que é por onde é feito o escoamento da produção da ilha, como frutas e pescados”, explicou o titular da Admos.
Texto: Dandara de Almeida