Um paraense de 12 anos foi a grande atração do Campeonato Brasileiro Regional de Judô, realizado no último fim de semana, em Fortaleza. Vinícius Andrade Leão, que tem uma deficiência no braço direito começou a treinar judô há apenas dois meses e conquistou o terceiro lugar na categoria sub 13. Foi a sensação do Campeonato, como explicou Gilberto Cruz, professor do polo Sejel/Rancho de Judô, do projeto Escola de Esportes, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). “Ele vem de uma base de Jiu-Jitsu, mas conosco, no Judô está só há dois meses. Nessa competição não existe categoria especial, o combate é de igual pra igual e Vinícius foi um dos destaques.”
Sete atletas do polo Sejel/Rancho participaram do Brasileiro Regional e todos conquistaram medalhas. Além de Vinícius Leão, Íris Soares (sub 13) e Caroline de Paula (sub 15) ficaram com o bronze. Dariane Amanda (sub 15), Betânia Machado (sub 15) e Pâmela Barbosa (sub 18) ficaram em segundo lugar em suas categorias e Juliany dos Santos foi a campeã no sub 15.
De acordo com o professor Gilberto, os resultados foram determinantes para que o Pará ficasse em terceiro lugar na colocação geral. “O Pará não conseguiu o penta como queríamos, mas ficamos em primeiro no feminino e a equipe da Sejel pesou muito nesse resultado, principalmente no sub 15”, explicou.
A delegação paraense teve 99 atletas na disputa em Fortaleza, metade deles viajou no ônibus cedido pela Sejel. “Sem o apoio da Prefeitura, através da Sejel, muitos não chegariam lá porque não estavam em condições de bancar a viagem. A atitude da Sejel de garantir o ônibus e dar as camisas incentivou e motivou muita gente. Então só temos a agradecer ao secretário Thalles Belo pelo empenho, apoio e patrocínio irrestrito. E nosso maior agradecimento veio em forma de medalhas”, finalizou Gilberto.
Texto: Fabiana Cabral