Atletas de sucesso são apoiados pela Lei Guilherme Paraense

Aos 14 anos de idade, o Karateca Victor Naoto Ueoka já é um atleta de alto rendimento, e nesse mês disputará em Málaga, na Espanha, o International School Sport Federation – Jogos de Combate 2015 – Luchando Por La Paz. Victor Naoto é um dos atletas beneficiados pela Lei Guilherme Paraense, uma iniciativa da Prefeitura de Belém, que apoia atletas amadores.

Após ser selecionado entre mais de 200 atletas de todo Brasil, Victor disputou em outubro de 2014, o campeonato mundial de karatê em Tókyo, no Japão, compondo a equipe da seleção brasileira JKA, cuja delegação em Belém é representada pelo mestre Yoshizo Machida, pai do premiado lutador de MMA e karatê Lyoto Machida.

Segundo a mãe de Victor, Midori Ueoka, a competição foi uma experiência inesquecível. “É um sonho que se tornou realidade. Graças ao apoio da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer”, ressalta.

Outra história de sucesso através da Lei Guilherme Paraense é a do atleta master Antônio Picanço, de 62 anos, que participou do evento Iron Man em Florianópolis, Santa Catarina, no último mês de maio. Com o apoio da Prefeitura de Belém, o atleta superou desafios em uma prova com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Participando de competições há mais de vinte anos, entre elas, corridas de rua, natação master, ciclismo e travessia de águas abertas. Antônio é beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte Guilherme Paraense desde 2002, e conta que passou a ter maiores oportunidades para a participação e concretização em várias competições.

“Com a Lei Guilherme Paraense, o esporte amador passou a ter uma oportunidade maior para que as realizações de fato acontecessem, esta lei de incentivo é uma das pioneiras no Brasil, desde que fui agraciado, participei de diversas competições como maratonas, competições nacionais e internacionais, e nos últimos 10 anos, o triathlon passou a ser meu objetivo principal”, afirma o atleta, que é um grande incentivador e exemplo para os competidores que iniciam no esporte amador.

Texto: Gabriela Ramos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar