Atletas do Clube do Remo vencem a 24ª Travessia Murubira/Farol

A 24ª edição da Travessia Murubira/Farol, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte,Juventude e Lazer, em parceria com a Federação Paraense de Desportos Aquáticos, teve um número recorde de inscritos. Este ano fora 66 competidores que enfrentaram as águas do rio Pará em um percurso de 3.300 metros entre as duas praias mais frequentadas da ilha de Mosqueiro.

Entre os que encararam o desafio estavam atletas experientes, acostumados a nadar em águas abertas e estreantes como o designer Luís Melo, que nada desde criança por causa de problemas de saúde , mas nunca participou de competições. Esse ano ele decidiu testar seus limites. "Na piscina eu consigo nadar uma hora, duas horas direto. Eu vou ficar feliz se conseguir chegar até o final, mas eu tô bem tranquilo porque sei que tem uma estrutura de segurança muito boa", disse. Luís chegou, mas quem cruzou a linha de chegada primeiro foi Gabriel Souza, bicampeão da travessia, com o tempo de 31 minutos. No feminino, o primeiro lugar ficou com Eliane Guimarães que concluiu a prova em 48 minutos.Os dois atletas,que são do Clube do Remo, apontaram a maré como fator determinante para os bons resultados. " Ajudou muito, esse ano a prova foi mais rápida, mais tranquila. A maré veio me trazendo e diminuiu muito o tempo entre os outros colocados, todo mundo tava quase colado", explica o campeão.

A prova teve o apoio da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros, que disponibilizaram lanchas e botes para acompanhar os competidores. Os Bombeiros também tinham três militares participando da prova para deixar os atletas ainda mais tranquilos, entre eles o comandante do Grupamento de Mosqueiro. "Nós tínhamos orientado a Federação para a melhor data e horário de largada da prova, para facilitar para todos, os que estão mais habilitados e os iniciantes. Trabalhamos com duas embarcações mais as embarcações de apoio da Federação, além do nosso pessoal com seus equipamentos. Além disso, eu e mais dois militares resolvemos participar, até porque isso faz parte do nosso treinamento", explicou o major Silva Júnior.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Deivison Alves, a Prefeitura mais uma vez proporcionou um evento de qualidade para os atletas e para o público que escolheu Mosqueiro para passar as férias de julho. "O balanço foi muito positivo, trabalho feito pela secretaria junto com a Federação foi realizado com toda segurança. A Travessia Murubira/Farol que chegou ao vigésimo quarto ano foi, sem dúvida, um dos marcos da programação de Verão da Prefeitura de Belém", finalizou o secretário.

Texto: Fabiana Cabral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar