Começa nessa quinta-feira,9,a segunda edição da Paracopa Sesc,que durante dois dias vai mostrar que é possível tornar todos iguais através do esporte. Uma idéia que há dois anos vem sendo colocada em prática através do Programa Esporte sem Barreiras, da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel).
Os atletas da Sejel são os convidados especiais da Paracopa Sesca. A abertura do evento, na quinta-feira, às 18h, no ginásio do Sesc/Doca, terá apresentação dos bailarinos em cadeira de rodas da Escola Municipal de Dança. As equipes de voleibol sentado, handebol, basquete e esgrima em cadeira de rodas e futsal para deficientes visuais e auditivos também participam da programação com jogos de exibição das modalidades.
Para o professor Cleberson Menezes, que coordena a equipe de voleibol sentado, as equipes do município já são uma referência dentro dos esportes adaptados. “Estamos agradecidos por participarmos como convidados desse evento divulgando não apenas o nosso trabalho, como também incentivando todos a apoiarem o esforço e dedicação dessas equipes que honram o nome do estado conquistando muitos títulos nas jogadas e na inclusão social”, afirmou o professor.
De acordo com Janaína Melo, coordenadora de Esporte do Sesc, a participação da Sejel foi fundamental para a realização da Paracopa. “Para nós é um prazer essa parceria. O Sesc fez toda a estrutura do evento,mas para nós montarmos e realizarmos o projeto nós procuramos a Sejel e a Federação Paralímpica, e partir daí fizemos o planejamento dessa segunda edição. E, diante de todas as modalidades que nos foram oferecidas vamos atingir um público que desconhece ou tem poucas oportunidades de conhecer as modalidades praticadas no estado, como alunos de faculdade e professores. Essa vai ser uma oportunidade do Sesc fazer seu papel social, difundindo o esporte,principalmente o paralímpico. A Sejel e a Federação Paralímpica são grandes parceiros,sem o apoio da equipe não poderíamos realizar o projeto”, declarou.
Valdir Moura,coordenador de Projetos Especiais da Sejel,comemora o reconhecimento do trabalho que está sendo realizado e o avanço do município em relação às políticas públicas de inclusão social. “Posso afirmar que é uma grande conquista o desenvolvimento do trabalho que a Sejel vem realizando com todas as equipes do futsal de surdos até o voleibol sentado, um grande avanço dentro de Belém, e expandindo através das equipes que atualmente já são referência referência no Brasil”, disse o coordenador.
Para o coordenador todo o trabalho tem servido de incentivo para que outras instituições realizem eventos e valorizem essas equipes que se superam diariamente. “Será uma honra participar da Paracopa, sabemos que nesses momentos os atletas são estimulados e desperta o interessem tanto para novos atletas surgirem, quanto que para instituições e a sociedade viva essa inclusão”, finalizou Valdir Moura.
Programação Paracopa Sesc 2014
Dia 09/10/14 – Abertura
Hora:18h
Local: Ginásio de Esportes do Sesc Doca
· Palestra do atleta paralimpico da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, Irio Francisco Nunes.
· Apresentação de dança em cadeiras de rodas;
· Apresentação de futsal para cegos;
· Jogo de exibição de futsal para surdos
· Torneio de basquete em cadeira de rodas (02 jogos)
· Presença do atleta paraense João de Assis- Campeão Paralímpico de arremesso de peso e recordista brasileiro na categoria baixa visão.
Dia 10/10/14 – Curso Esportes Paralímpicos
Ministrante: Prof. Ms. Paulo Henrique Verardi
Hora: 08h às 11h
Local: Ginásio Sesc Doca
Aberto ao público – 60 vagas
Dia 10/10/14 – Apresentação de Handebol e esgrima em cadeira de rodas
Hora: 11h
Local: Ginásio de Esportes Sesc Doca
Dia 10/10/14 – Torneio de Basquete em cadeiras de rodas (Final e premiação)
Hora: 18h
Local: Ginásio de Esportes Sesc Doca
Após os jogos haverá apresentação de Voleibol sentado e futebol de 7 paralisados cerebrais.
Texto: Fabiana Cabral