Comerciantes e feirantes do bairro da Pedreira participaram da audiência aberta à população sobre o projeto de reforma do Mercado e Feira da Pedreira, na noite de sexta-feira, 24 a audiência aberta à população.
A participação popular integra a série de audiências públicas realizadas desde a terça-feira, 21, pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Economia (Secon), para apresentar os projetos de revitalização das feiras e mercados municipais da capital à população e aos permissionários, que comercializam produtos nestes espaços.
A população e os trabalhadores do mercado e feira da Pedreira puderam apresentar sugestões e dúvidas sobre o projeto de revitalização do espaço e o remanejamento provisório, que deve ocorrer conforme as etapas de reformas.
Primeira etapa inclui reformada de seis feiras e mercados
Ao todo, 17 mercados municipais serão totalmente reformados. Nessa primeira etapa, os seis mercados municipais que vão receber as reformas da Prefeitura de Belém e do Governo Estadual são: Mercado de Farinha do Guamá, Complexo da Pedreira, Feira e Mercado da Pedreira, Mercado da Terra Firme, Mercado Municipal de Icoaraci e Complexo do Guamá.
Segundo o Secretário Municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, somente nessa primeira etapa R$ 47.892.010,97 estão sendo investido nesses seis espaços, sendo R$8.358.868,15 destinados ao mercado e feira da Pedreira.
Muitos problemas acumulados há anos
“Feirante é que entende de feira. Por isso, é muito importante sermos ouvidos para poder falar do que realmente precisamos”, conta Bruna Batista, permissionária do setor de açougue, que trabalha junto com o marido no mercado da Pedreira.
José Maria Cardoso trabalha há 37 anos na feira da Pedreira no setor de calçados. O permissionário passou por vários momentos da feira e destaca que a situação está muito precária no espaço nos últimos anos.
“Problemas no esgoto, telhado, fiação elétrica são alguns exemplos que passamos por aqui. Precisamos urgente dessa recuperação para melhorar a feira e trazer de volta os clientes”, conta o trabalhador.
Audiências prosseguem
As audiências públicas continuam neste sábado, 25, a partir das 15h, para dialogar sobre o Mercado Municipal da Terra Firme, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Passagem Vilhena, S/N.
Na segunda 27, às 17h, ocorre a audiência sobre o Mercado Municipal de Icoaraci, no Colégio de Ensino Icoaraciense. Por fim, no dia 28, às 18h, será a audiência sobre a reforma do Complexo de Abastecimento do Guamá, no Lar Fabiano de Cristo.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								