O projeto de revitalização do Complexo de Abastecimento da Pedreira (antiga Casa do Bife) foi a pauta da audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Economia nesta quarta-feira,22, na sede da Embaixada de Samba do Império Pedreirense. Foi a segunda audiência aberta à população de Belém e aos comerciantes de feiras e mercados administrados pela Secon.
Na ocasião a população e os trabalhadores das feiras e mercados puderam apresentar sugestões e dúvidas sobre o projeto de reforma do espaço, onde serão investidos mais de R$8 milhões para reestruturar o mercado de forma mais moderna, com acessibilidade para pessoas com deficiência e melhor setorização dos produtos comercializados na feira.
“Essa revitalização impacta diretamente os feirantes e as famílias deles, porque vamos ter um mercado digno, com melhores condições de trabalho. Logo, isso atrai mais clientes e aquece a economia popular do bairro. Então, é importante a gente fortalecer esse empreendimento popular para retomada do crescimento econômico pós-pandemia aqui em Belém”, destacou o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.
Segundo a chefe do Departamento de Manutenção e Abastecimento das Feiras e Mercados da Secon, Cristiane Larrat, a obra deve durar em torno de 8 meses. “Nós vamos fazer uma nova estrutura, mantendo a organização dos serviços, mas de forma individualizada, setorizada e mais adequada para que os clientes tenham acesso a todos os tipos de produtos”, explica a arquiteta.
Sara Trindade trabalha há 12 anos com industrializados no Complexo da Pedreira. A expectativa da feirante é de melhorias no número de clientes e de vendas. “A estrutura do nosso boxe antigo molhava toda quando chovia, fora o calor incessante. Eu tenho um irmão especial que cuido, então acredito que com essa reforma, o meu ganho vai aumentar para que eu possa proporcionar algo melhor para minha família”, diz Sara.
No total 17 mercados municipais serão totalmente reformados na capital. Nessa primeira etapa, os seis mercados municipais que vão receber as reformas da Prefeitura de Belém e do Governo Estadual são: Mercado de Farinha do Guamá, Complexo da Pedreira, Feira e Mercado da Pedreira, Mercado da Terra Firme, Mercado Municipal de Icoaraci e Complexo do Guamá.
Segundo dados da Secretaria de Economia de Belém, somente nessa primeira etapa R$47.892.010,97 estão sendo investidos pelo poder público.
As audiências públicas continuam nesta sexta-feira, 24, para dialogar sobre a Feira e o Mercado da Pedreira, a partir das 18h, na sede da Embaixada de Samba do Império Pedreirense.
Já no dia 25, às 15h, será a vez da audiência pública sobre o Mercado Municipal da Terra Firme, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Passagem Vilhena, S/N.
No dia 27, às 17h, acontece a audiência sobre o Mercado Municipal de Icoaraci, no Colégio de Ensino Icoaraciense. Por fim, no dia 28, às 18h, audiência sobre a reforma do Complexo de Abastecimento do Guamá, no Lar Fabiano de Cristo.
* Colaboração de Letícia Villacorta
Texto: Roberta Corrêa