Audiência pública do Terra da Gente reúne cerca de 300 moradores na Campina, em Icoaraci

Cerca de 300 moradores da Campina, no Distrito de Icoaraci, participaram da terceira audiência pública de apresentação do Programa de Regularização Fundiária de Belém Terra da Gente, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Companhia de Desenvolvimento Metropolitano (Codem), em parceria com o Governo do Estado.

Para o prefeito Edmilson Rodrigues, a plenária “é uma reunião de gente que quer cooperar para construir uma cidade mais justa e feliz. A prefeitura agradece aos parceiros que ajudam a fazer esse investimento, que é necessário e vai beneficiar milhares de famílias que precisam ter a posse documentada e definitiva dos locais onde moram”.

O evento, realizado na Escola Municipal Professor Alfredo Chaves, em Icoaraci, foi marcado também com a homenagem que o prefeito Edmilson Rodrigues fez ao mestre Verequete, que na década de 50 morou no bairro. “A Campina de Icoaraci abrigou um ilustre morador. Um grande compositor paraense que nasceu na região bragantina e viveu grande parte da sua vida aqui. Falo do mestre Verequete, que inspirado na Campina, escreveu e cantou sobre o bairro”, disse o prefeito, cantarolando trecho da música que Verequete fez em homenagem à área de moradia.

Segurança – A aposentada Maria Luzireide da Silva, 76 anos, desses 53 anos morando na Campina, disse que a principal motivação que a levou para a audiência foi a oportunidade de ter o seu lote legalizado, sinônimo de segurança para ela e sua família. “Outro motivo, foi o prefeito Edmilson. Eu sou uma grande admiradora do prefeito, desde a primeira vez que ele governou Belém e criou o centro de convivência Zoé Gueiros. Nós idosos fomos muito bem assistidos”, enfatizou.

Outra icoaraciense contagiada com o Terra da Gente era Estefani Silva de Castilho, de 19 anos. Acompanhada da avó, Alaíde Ferreira Marinho, 70 anos, há 49 anos vivendo na região distrital, a jovem disse que o momento era de muitas expectativas. “Vim acompanhar minha avó, porque é muito importante a nossa participação em eventos como estes. É uma oportunidade única de garantir o título de propriedade onde a gente mora. Um sonho que queremos ver realizado”.

Parcerias – O vice-prefeito, Edilson Moura, esteve presente na reunião e destacou que, neste momento, o mais importante é a união de forças, como a que está sendo feita pela PMB para beneficiar as pessoas. “O dialogo tem sido a marca da gestão municipal, assim como a busca de parcerias para a realização conjunta de políticas públicas que atendam a necessidade da maioria da população, como a Codem vem fazendo através do Terra da Gente, com organização popular e competência para mudar para melhorar a vida de milhares de belenenses”.

A apresentação do Terra da Gente aos moradores da Campina foi feita pelo diretor-presidente da Companhia, Lélio Costa, e da plateia fizeram parte também lideranças comunitárias locais e parlamentares.

Texto: Willys Lins

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar