Auto de Natal do Crie reúne mais de 400 pessoas com e sem deficiência

O Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), da Secretaria Municipal de Educação (Semec), reuniu mais de 400 pessoas no Horto Municipal de Belém na manhã da última sexta-feira, 15, para o 5º Auto de Natal Inclusivo. Estiveram presentes no evento crianças com e sem deficiência, familiares, profissionais de educação especial, além de visitantes que passeavam pelo local e pararam para prestigiar a programação.

Para oferecer acessibilidade para diferentes tipos de deficiências, programação foi adaptada, e incluiu interpretação na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para deficientes auditivos, e audiodescrição para deficientes visuais e com baixa visão, além de profissionais disponíveis para atender pessoas com deficiência física e intelectual. O evento contou com apresentação do Coral Inclusivo do Liceu Mestre Raimundo, do bairro Icoaraci, onde as crianças cantaram e encantaram interpretando as canções para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Cristiane Modesto, 10, integrante do Coral Inclusivo do Liceu, estava nervosa para a primeira apresentação em público, mas expressou sua felicidade ao poder se comunicar com os colegas que são deficientes auditivos. “Antes meus amigos que são surdos conversavam comigo e eu não entendia nada. Depois de entrar no coral, a professora nos ensinou a linguagem de sinais e agora eu consigo entendê-los e agora podemos conversar”, declarou orgulhosa.

Em seguida, o programa Nas Tuas Mãos, que realiza atendimentos para cegueira e baixa visão, realizou a contação da história “A lenda do pinheiro do Natal” com encenações feitas pelos alunos. A Mademoiselle Clown e o Palhaço Jatobá fizeram a interação com o público proporcionando vivências lúdicas com brincadeiras e música. Ao final, o Papai Noel distribuiu mais de 300 brinquedos para todas as crianças presentes.

A dona de casa Nicileuda Pampolha, 38, visitava o local e parou para assistir as apresentações, emocionando-se ao ver a interação entre as crianças especiais e a equipe do Crie. “É muito bonito assistir as crianças interagindo, dá pra ver que eles têm uma relação muito bonita com a equipe. Meu filho estuda na UP Nelsinho e foi encaminhado pela escola para receber atendimento no Crie, e estamos apenas aguardando o diagnóstico para que ele comece as sessões. Já estou ansiosa para vê-lo evoluindo para que ele possa interagir e se apresentar aqui no próximo ano”, disse esperançosa.

Para a coordenadora do Crie, Denise Costa, o Auto de Natal é um momento para confraternizar e celebrar a inclusão e a amizade. “Nos tornamos uma grande família porque criamos um vínculo com cada um dos alunos que atendemos, e esse é um momento muito especial para todos porque aqui é possível integrar os familiares e comemorar os bons resultados de todas as ações realizadas durante o ano”, avaliou.

CRIE – O Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE), atende mais de 2.000 estudantes com algum tipo de deficiência matriculados na rede municipal de ensino de Belém desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos. O Centro atende as mais variadas deficiências como a física, visual, auditiva, intelectual, múltipla, surdocego, altas habilidades, superdotação e transtorno do espectro autista. Para receber atendimento basta se dirigir à sede do Crie, localizado na Av. Gentil Bittencourt, nº 694, Nazaré, ao lado do Centur, ou à uma das escolas municipais.

Texto: Heloíse Meneses

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar