Homens e mulheres de várias idades participaram na manhã deste sábado, 22, do primeiro dia de provas da III Regata do Campeonato Paraense de Remo de 2015, da Federação Paraense de Remo (Feapar), no Complexo Turístico do Ver O Rio, no bairro do Umarizal.
Na manhã de sol e vento favorável, cerca de 70 competidores não tiveram dificuldades para completar o percurso de mil metros, na Baía do Guajará. Clube do Remo e Paysandu Sport Clube enviaram representantes da categoria master, a partir de 28 anos.
Osmar Lima, de 47 anos, é administrador de empresas e pratica o esporte há pelo menos 25 anos, neste sábado, acordou cedo para participar da competição. "É um prazer enorme. Treino pelo menos quatro vezes por semana, cerca de duas horas e meia. O remo é um esporte completo e não tem restrição de idade, mas exige preparo físico", disse.
Iris Borges, de 38 anos, diz ter encontrado no esporte a possibilidade de estar perto da natureza. "Cuidar da saúde contemplando esse visual é maravilhoso. Nada melhor do que acordar todas as manhãs em contato com a natureza", comentou a diretora de vendas, representante do Paysandu Sport Clube.
Para Luciel Caxiado, presidente da Feapar, o evento traz visibilidade ao esporte centenário no estado do Pará. "Esse é o momento de elevar o remo paraense ao cenário nacional. Um esporte completo e com toda essa história construída ao longo de anos necessita de apoio e incentivo. Por isso agradecemos aos parceiros, como a Prefeitura de Belém, que ajudam a tornar tudo isso possível", afirmou o presidente.
O secretário municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), Deivison Alves, acompanhou a competição, que teve apoio da Prefeitura de Belém. "É fundamental que o município desenvolva parcerias que garantam o apoio ao esporte de forma integrada com outros órgãos. Isso possibilita a realização de eventos e aproxima a sociedade como um todo da prática esportiva, que é tão importante", declarou Deivison.
A III Regata do Campeonato Paraense de Remo de 2015 encerra no domingo, 23, às 12h. As provas terão um percurso dobrado, com a chegada das equipes na Estação das Docas.
A premiação final com medalhas acontece logo após a contagem de pontos das equipes. Ganha a competição o clube que somar mais pontos durante os dois dias de provas.
Serviço: III Regata do Campeonato Paraense de Remo de 2015. Data: 22 e 23 de agosto. Local: Estação das Docas (encerramento e premiação). Contato: 9981.6887
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								